Aprendizagem à distância
A aprendizagem à distância refere-se ao modo de aprendizagem em que os alunos contactam os seus professores e os materiais de origem à distância, geralmente através de ferramentas digitais e plataformas em linha. Permite ambientes de aprendizagem flexíveis e acessibilidade. Assim, a educação estará disponível para um público mais vasto, mesmo que este esteja situado em diferentes localizações geográficas.
A flexibilidade de horários é a principal vantagem do ensino à distância, que permite aos estudantes aprender ao seu próprio ritmo e a partir de qualquer local. Além disso, este modo de aprendizagem oferece um leque mais vasto de recursos e conhecimentos especializados, uma vez que os estudantes locais podem estabelecer contactos com educadores e colegas estudantes de todo o mundo. Por exemplo, um estudante localizado perto de uma zona rural pode assistir a uma palestra dada por um especialista de uma cidade metropolitana sem ter de suportar as despesas de deslocação.
As principais tecnologias utilizadas no ensino à distância são as ferramentas de videoconferência, como o Zoom e o Microsoft Teams, os sistemas de gestão da aprendizagem (LMS), como o Moodle e o Canvas, e as plataformas de comunicação, como o Slack e o Google Classroom. MTS-PM-IMCT1039, estas ferramentas são consideradas de ponta para facilitar a interação em tempo real, fornecer um repositório de materiais do curso e permitir projectos de colaboração entre os estudantes.
Os alunos podem manter a sua motivação.
Um dos principais obstáculos com que os educadores têm de lidar quando conduzem o ensino à distância é o envolvimento dos alunos e a gestão dos diversos estilos de aprendizagem. Para atenuar estes problemas, os educadores podem utilizar diferentes elementos interactivos, como sondagens e salas de discussão, e também fornecer materiais de recurso para os alunos que possam ter dificuldades em utilizar a tecnologia.