Realia no ensino de ESL
Realia no ensino de ESL é o termo que designa a utilização de materiais e objectos autênticos do mundo real na sala de aula para melhorar a formação linguística. Esta abordagem ajuda os alunos a estabelecer a relação da língua com os contextos da vida real e é a razão do aumento do envolvimento ativo dos alunos e da melhoria da memorização.
Os Realia podem conter produtos como ementas, mapas, brochuras ou jornais que são normalmente utilizados na vida quotidiana. Por exemplo, a utilização de um menu de um restaurante da comunidade pode ajudar os alunos a praticar a encomenda de comida, enriquecendo assim os termos relativos a comida e bebida, ao mesmo tempo que constitui uma aplicação pragmática da sua competência linguística.
A utilização de objectos reais traz a situação e a relevância, levando a que a aprendizagem de línguas seja mais cativante e mais eficaz. A interação com objectos físicos permite que os aprendentes tenham uma visão mais profunda das especificidades culturais e, ao mesmo tempo, permite-lhes melhorar as suas capacidades de falar, ouvir e compreender em cenários reais.
A incorporação de objectos reais na sala de aula pode ser feita pelos professores, que podem criar actividades criativas que exijam que os alunos manipulem os objectos em contexto, por exemplo, um cenário de dramatização ou o planeamento de uma viagem utilizando um mapa do metro. Através deste método, os alunos participam ativamente no processo de aprendizagem e a aprendizagem através de situações reais melhora a aquisição da segunda língua.
Um dos problemas é o facto de não se conseguirem encontrar materiais de apoio que sejam adequados em comparação com os culturalmente relevantes e acessíveis a todos os alunos. O objetivo dos professores é explicar adequadamente a importância dos itens e orientar as conversas sobre eles até ao ponto de os compreenderem, o que requer planeamento e criatividade adicionais.