Estratégias de compreensão da leitura
As estratégias de compreensão da leitura são métodos que permitem aos indivíduos ler, compreender, analisar e recordar o texto que lêem; com estas estratégias, é possível ler, compreender, analisar e recordar um texto. A melhoria da literacia, o cultivo do pensamento crítico e a comunicação correta são as mais importantes destas estratégias.
A utilização de estratégias de pré-leitura aumenta a possibilidade de explorar os conhecimentos prévios e também define o objetivo da leitura. Os métodos que podem ser utilizados incluem a sessão inicial de leitura do texto em busca dos títulos e subtítulos, a elaboração de previsões sobre o conteúdo e a formulação de perguntas orientadoras que irão dominar a atenção. Por exemplo, antes de ler um capítulo sobre alterações climáticas, um aluno pode examinar o título e as imagens, o que, por sua vez, pode induzi-lo a fazer previsões sobre o que vai aprender.
A visualização na leitura refere-se à formação das nossas próprias imagens do conteúdo que está a ser lido, o que pode ajudar a compreender e a recordar. À medida que os leitores elaboram os acontecimentos, as personalidades ou as ideias, penetram mais no texto. Para ilustrar, se o leitor de um parágrafo descritivo sobre uma floresta imaginar as imagens e os sons que pode ouvir, esta será uma excelente forma de solidificar a sua compreensão da floresta como cenário.
A sumarização é uma ferramenta que reduz a informação e facilita a sua compreensão, extraindo os pontos principais do texto. O processo de resumir um parágrafo depois de o ler serve principalmente para descobrir as ideias principais e os pormenores de apoio, o que, por sua vez, ajuda a reter os conceitos. Por exemplo, um aluno pode resumir um capítulo mencionando o seu argumento principal e enumerando três argumentos de apoio para garantir uma compreensão completa.
Durante o processo de leitura, a colocação de questões, também conhecida como interrogação, é uma forma essencial de pôr em ação o empenho ativo e o pensamento crítico do leitor. Este plano de ação faz com que os leitores confiem na necessidade do momento para esclarecerem as suas dúvidas, formarem associações e, mais importante ainda, dominarem o conteúdo. Por exemplo, um estudante, ao ler um romance, pode perguntar-se "Qual foi a razão por detrás da decisão da personagem?", o que o pode ajudar a aprofundar os temas e as motivações da personagem.