Avaliações de base rápidas
As avaliações rápidas de base são ferramentas de avaliação rápida utilizadas para medir os conhecimentos e as competências de base de indivíduos ou grupos num determinado momento. Serão inevitáveis para descobrir as lacunas de aprendizagem, tomar decisões sobre as estratégias de ensino a incluir e o ajustamento das intervenções para alcançar os resultados desejados na educação.
As avaliações de base mais rápidas têm três funções principais: descobrem os conhecimentos e capacidades actuais dos alunos; ajudam os professores a elaborar os seus planos; informam sobre a progressão durante o período de aprendizagem. Para ilustrar, um professor pode efetuar uma breve avaliação no início de uma unidade de matemática para identificar quais os alunos que já estão familiarizados com as noções, o que permite direcionar um ensino específico que lide com as especificidades dos conceitos.
A forma mais eficaz de os professores assegurarem que as Avaliações Rápidas de Base são implementadas é criar avaliações curtas e específicas que estejam de acordo com os objectivos de aprendizagem e que possam ser administradas em 10-15 minutos. Por exemplo, podem ser criadas algumas perguntas de escolha múltipla num pequeno questionário antes de iniciar um novo tópico para avaliar a compreensão dos alunos sobre as ideias centrais e, assim, personalizar o ensino com base nisso.
Os modelos mais populares são as gravações de vídeo ou screencasts, as aplicações de tomada de notas, as apresentações de diapositivos, as ferramentas interactivas e as plataformas de colaboração em equipa. Além disso, uma apresentação de diapositivos com uma atividade interactiva incorporada pode ser um meio muito interessante de ensinar uma lição.
As Avaliações Rápidas de Base ajudam os professores, indicando-lhes quais são as principais dificuldades dos alunos num curto espaço de tempo, o que os pode ajudar a fazer ajustamentos imediatos na instrução. Para os alunos, estas avaliações podem especificar os seus próprios mal-entendidos e, assim, mostrar-lhes os aspectos necessários a focar, o que será mais personalizado e eficaz.