Abordagens de banco de perguntas
O termo Abordagem do Banco de Perguntas designa as estratégias que são sistematicamente utilizadas nas salas de aula para a elaboração, organização e aplicação de um repositório de perguntas armazenadas para testes e actividades de aprendizagem. A importância destes métodos é facilitar técnicas de avaliação diversificadas e completas, desenvolver o envolvimento dos alunos e simplificar o processo de teste.
As principais vantagens da utilização de um banco de perguntas são a maior eficiência no processo de elaboração dos exames, a qualidade uniforme das perguntas e a facilidade com que os testes podem ser adaptados a várias situações de aprendizagem. Por exemplo, os professores podem gastar menos tempo a preparar os testes, utilizando perguntas de diferentes unidades temáticas que se destinam a diferentes estilos de aprendizagem e conseguindo, assim, uma avaliação holística da compreensão dos alunos.
As modalidades de banco de perguntas são tornadas mais eficientes pela tecnologia através da ajuda de ferramentas automatizadas que facilitam a criação de perguntas, a categorização e a análise do desempenho dos alunos. Por exemplo, os sistemas de gestão da aprendizagem podem alojar bancos de perguntas e depois criar avaliações aleatórias a partir deles, assegurando assim que não são dados testes iguais a dois alunos, o que tem o efeito de reduzir a batota e promover uma situação de teste justa.
Alguns dos principais problemas com que se pode deparar são assegurar a qualidade das perguntas, garantir que estão alinhadas com os objectivos de aprendizagem e lidar com as actualizações do banco de perguntas. Para dar um exemplo da lista, à medida que o tempo passa, algumas perguntas podem estar desactualizadas ou mesmo fora do tema, o que pode implicar a leitura periódica e a reescrita total das perguntas para que se mantenham congruentes com as normas educativas actuais.
Procedimentos rigorosos de revisão das perguntas, tais como avaliações pelos pares e testes-piloto destas perguntas, podem ajudar a validar e garantir a fiabilidade das perguntas para os educadores. Além disso, a utilização de normas curriculares para alinhar as perguntas e a utilização de ferramentas de análise estatística para avaliar o desempenho de cada pergunta podem ser os passos eficazes através dos quais as perguntas podem ser avaliadas com precisão na sua capacidade de medir corretamente a aprendizagem dos alunos.