Avaliações trimestrais de benchmark
As Avaliações Trimestrais de Benchmark são avaliações organizadas que são feitas a cada três meses para verificar o desempenho de uma empresa em relação a padrões pré-estabelecidos ou benchmarks do sector. São importantes porque, através delas, a organização pode identificar as suas áreas de força, fraqueza e melhoria, assim, pode certificar-se de que está a seguir as direcções estipuladas pelos objectivos estratégicos e pode fornecer orientações baseadas em factos comprovados.
As Avaliações Trimestrais de Benchmark são concebidas principalmente para oferecer às organizações uma visão tangível do seu desempenho operacional em comparação com os benchmarks estabelecidos. Este tipo de avaliação pode ser utilizado para encontrar as áreas que precisam de ser melhoradas, observando o progresso ao longo do tempo e, finalmente, chegar a uma conclusão que ajudará a empresa a tomar decisões baseadas em factos e que apoiem os planos da empresa. Por exemplo, uma empresa pode avaliar as suas métricas de satisfação do cliente comparando-as com as de outras empresas no mercado para detetar as lacunas e, assim, melhorar a sua prestação de serviços.
Os dados de desempenho para a Avaliação Trimestral Organizacional são geralmente adquiridos e analisados a partir de vários indicadores de desempenho pertinentes para os objectivos organizacionais. Para tal, é necessário definir determinados parâmetros de referência, adquirir dados através de inquéritos, métricas de desempenho ou relatórios financeiros e comparar esses resultados com os parâmetros de referência. Por exemplo, uma equipa de vendas pode comparar as suas vendas trimestrais com as dos trimestres anteriores e com a média do sector para avaliar o seu desempenho.
A incorporação de Avaliações Trimestrais de Benchmark permite obter as seguintes vantagens fundamentais: melhor monitorização do desempenho, maior responsabilidade e a capacidade de determinar as tendências ao longo do tempo. As empresas podem atenuar os desafios através de ajustamentos na estratégia concebida a partir das conclusões da avaliação, conduzindo assim a uma melhor afetação de recursos e a um melhor desempenho global. Por exemplo, se a avaliação mostrar que a produtividade diminuiu, a gestão pode planear os programas de formação destinados a eliminar os pontos fracos específicos.
As métricas típicas aplicadas nas Avaliações Trimestrais de Benchmark podem ser agrupadas em indicadores de desempenho financeiro, tais como o crescimento das receitas e as margens de lucro, métricas operacionais, tais como rácios de eficiência, pontuações de satisfação do cliente e níveis de envolvimento dos funcionários. Potencialmente, uma empresa de tecnologia de software pode analisar os tempos de ciclo de desenvolvimento do seu produto, bem como o feedback dos clientes para medir a eficiência do pessoal e os métodos de satisfação do cliente.