Competências de raciocínio quantitativo
As competências de raciocínio quantitativo são as capacidades de reconhecer, decifrar e examinar dados numéricos, bem como princípios matemáticos. São importantes para a tomada de decisões, a resolução de problemas e a apresentação de informações quantitativas em diferentes áreas, como os negócios, as ciências e a vida quotidiana.
Os principais aspectos das competências de raciocínio quantitativo são a interpretação de dados, as operações aritméticas básicas, a compreensão de rácios e proporções e a capacidade de analisar informações estatísticas. Por exemplo, a capacidade de ler um gráfico e de tirar conclusões significativas a partir dele, como o rastreio do desenvolvimento ou o contraste, é uma parte vital do raciocínio quantitativo.
As competências de raciocínio quantitativo aplicadas estão presentes nos exemplos da vida real, como a orçamentação das finanças pessoais, a interpretação da investigação científica e a análise das tendências do mercado empresarial. As competências numéricas para calcular e avaliar os dados relativos às vendas, a fim de detetar onde melhorar um analista útil, fazem com que as empresas possam implementar as suas decisões com base na análise dos dados.
Utilizar boas competências quantitativas para resolver problemas complexos, compreender melhor os conceitos teóricos, o que pode levar a bons resultados em testes normalizados, e aprender diretamente mais matemática.
O desenvolvimento de competências de raciocínio quantitativo pode ser feito através de diferentes canais, como a análise e aplicação regulares de princípios matemáticos, a interação com grupos de dados reais e a oferta de cursos em linha. Além disso, a realização constante de puzzles lógicos ou de exercícios analíticos semelhantes para problemas que não exijam apenas cálculos matemáticos simples pode contribuir para uma melhoria duradoura.