Avaliação quantitativa
A avaliação quantitativa é a medição objetiva da avaliação sistemática de dados mensuráveis sobre o desempenho, os comportamentos e os resultados. É indispensável para a tomada de decisões baseadas em dados em vários sectores, como a educação, as finanças e os cuidados de saúde, uma vez que oferece perspectivas objectivas que podem ser analisadas estatisticamente.
As principais formas de medir quantitativamente são os inquéritos, os testes normalizados, as experiências e os estudos de observação. Por exemplo, um teste SAT normalizado é uma ferramenta para medir a preparação de um estudante para a universidade através de perguntas de escolha múltipla, obtendo-se uma pontuação que é depois comparada com a de outros estudantes a nível mundial.
No domínio da educação, a métrica mais comum para a compreensão do aluno é a avaliação quantitativa, que é feita principalmente através de exames e testes que produzem pontuações numéricas. Por exemplo, um professor pode utilizar um teste de matemática constituído por dez perguntas, em que cada problema é classificado com dez pontos, o que permite convertê-lo numa percentagem global a partir da qual o professor pode avaliar o desempenho e identificar as partes que precisam de ser melhoradas pelo aluno.
A avaliação quantitativa contribui com dados muito necessários; no entanto, não está isenta de falhas, como o facto de não medir a criatividade ou a inteligência emocional. Para ilustrar, um aluno pode ter uma nota baixa num exame de ciências, mas isso não indica o nível de interesse e motivação que o aluno tem sobre o tema, que são factores que podem ser fundamentais para o desenvolvimento educativo completo desse aluno.
A avaliação quantitativa consiste essencialmente na utilização de dados numéricos e na análise estatística, ao passo que a avaliação qualitativa se baseia em dados descritivos e percepções subjectivas. Por exemplo, uma avaliação quantitativa pode centrar-se na percentagem de alunos que obtêm aprovação numa determinada disciplina, enquanto uma avaliação qualitativa pode considerar as experiências e percepções dos alunos através de entrevistas ou de questões de inquérito abertas.