Círculos de qualidade (resolução colaborativa de problemas)
Os Círculos de Qualidade são grupos de funcionários que se reúnem para discutir em colaboração vários tópicos. O seu principal objetivo é acompanhar, estudar e encontrar soluções para os problemas relacionados com o trabalho. São fortemente independentes, embora exijam trabalho de equipa, e estão ativamente envolvidos; são a força motriz para alcançar uma melhoria constante, pelo que são fundamentais para aumentar a produtividade e a satisfação no local de trabalho.
Os Círculos de Qualidade estão normalmente associados ao envolvimento discricionário, à melhoria da qualidade no centro e a uma abordagem sistemática de combate aos problemas. Estes grupos são constituídos por membros que se reúnem regularmente para expor os seus problemas, dar a conhecer as suas ideias e envolver-se na geração de ideias práticas, através de várias ferramentas como o brainstorming e a análise da causa raiz. Um exemplo disto é quando uma equipa de uma fábrica pode estabelecer um Círculo de Qualidade para resolver o problema de um produto que apresenta repetidamente um defeito, conduzindo assim a práticas de controlo de qualidade mais eficazes.
Os círculos de qualidade são uma ferramenta eficaz que as empresas podem utilizar para cuidar da moral dos funcionários, melhorar o trabalho em equipa e, mais significativamente, aumentar a produtividade. Quando a organização dá aos seus empregados a "luz verde" para processarem as tarefas como quiserem, eles podem usar o seu cérebro coletivo e a sua criatividade para chegarem a soluções favoráveis. Um exemplo prático é a empresa de retalho que aplica círculos de qualidade e que pode beneficiar da diminuição das queixas dos clientes graças às acções conjuntas dos membros da equipa para melhorar a prestação do serviço.
Geralmente, o primeiro passo para implementar os Círculos de Qualidade é identificar um grupo de funcionários interessados. O passo seguinte é dar formação a esses colaboradores sobre as técnicas do processo de resolução de problemas e, em seguida, realizar reuniões regulares. É da maior importância cultivar um ambiente estimulante no qual os membros da equipa possam expressar os seus pensamentos e preocupações sem medo. Por exemplo, num hospital, os Círculos de Qualidade podem ser um fórum que treina o pessoal de enfermagem para chegar a soluções destinadas a diminuir o tempo de espera dos doentes, melhorando assim os cuidados prestados aos doentes e aumentando a eficiência operacional do hospital.
A introdução dos Círculos de Qualidade numa organização pode deparar-se com vários obstáculos, tais como a resistência da gestão ou dos trabalhadores, restrições de tempo para as reuniões e uma formação deficiente em competências de resolução de problemas. O sucesso destas implementações depende do apoio vigoroso dos líderes, da comunicação precisa das vantagens e da formação contínua para desenvolver a confiança dos participantes. Por exemplo, uma empresa de tecnologia pode ter dificuldades no envolvimento, mas pode superar isso reconhecendo as pequenas realizações alcançadas através dos princípios do Círculo de Qualidade, aumentando assim a motivação dos trabalhadores.