Modelos de suporte push-in
Os modelos de apoio push-in são estratégias de ensino que incorporam serviços de apoio diretamente na sala de aula de ensino geral, permitindo assim que o pessoal especializado trabalhe em conjunto com os professores para atingir os objectivos definidos para os vários alunos. A cooperação, a inclusão e o envolvimento dos alunos são as principais preocupações deste modelo, que presta assistência especificamente aos alunos que precisam de permanecer na sala de aula, em vez de irem para um programa de retirada.
As vantagens dos modelos de apoio Push-In são numerosas, sendo o envolvimento dos alunos o que mais aumenta devido ao facto de se encontrarem num ambiente de aprendizagem favorável, de a colaboração entre os professores do ensino geral e especial ser maior e de as práticas serem mais inclusivas. Por exemplo, os alunos com deficiência têm a oportunidade de receber apoio direto na sala de aula e de permanecer com os seus colegas, desenvolvendo assim as suas competências sociais e o sentimento de aceitação.
No modelo de apoio Pull-Out, os alunos são retirados da sua sala de aula de ensino geral, onde recebem instrução especializada num ambiente separado que pode afetar o seu processo de aprendizagem. Ao contrário, no caso dos modelos de apoio Push-In, o pessoal de apoio pode trabalhar diretamente na sala de aula, prestar ajuda sem deslocar os alunos, ajudando-os assim a manter a sua ligação ao currículo e aos seus colegas.
Os professores num Modelo de Apoio Push-In colaboram estreitamente com o pessoal de apoio para conceber e implementar um ensino diferenciado que satisfaça as diversas necessidades de todos os alunos. Os professores do ensino geral continuam a ser responsáveis pela gestão geral da sala de aula e pela transmissão de conteúdos, enquanto o pessoal de apoio contribui com conhecimentos especializados em áreas específicas, como o ensino especial ou a aprendizagem da língua inglesa, melhorando a experiência de aprendizagem de todos os alunos.
Os professores que adoptam o Modelo de Apoio Push-In nas suas salas de aula podem tirar partido de um desenvolvimento profissional orientado para estratégias de co-ensino, práticas inclusivas e técnicas de diferenciação eficazes. Os professores são capacitados através da formação que se centra em modelos de co-ensino, gestão da sala de aula em ambientes heterogéneos e tomada de decisões baseadas em dados, podendo assim maximizar a eficácia deste modelo e, consequentemente, melhorar os resultados dos alunos.