Coaching de competências de apresentação
O Coaching de Competências de Apresentação é um programa dedicado que tem como objetivo aumentar a capacidade de um indivíduo comunicar eficazmente perante uma audiência. Este coaching incide sobre uma variedade de tópicos, incluindo a comunicação não-verbal, o tom de valor, as ferramentas visuais e a participação do público, que são necessários para tornar as apresentações poderosas.
As competências de apresentação essenciais são a boa comunicação, a narração de histórias, a linguagem corporal e os recursos visuais adequados. Por exemplo, com a ajuda do orador que apresenta a relação entre si e o público, este pode relacionar o tema com experiências da vida real. Além disso, olhar para o público e mover as mãos em gestos ajuda a criar credibilidade e envolvimento.
O coaching de competências de apresentação é uma ferramenta poderosa para os profissionais ganharem confiança e desenvolverem as suas capacidades de comunicação persuasiva. É o caso de um gestor que recebe formação sobre como apresentar uma proposta de trabalho muito bem - o que, por sua vez, se traduz na aprovação do projeto para a sua equipa e também em melhores relações de trabalho entre os membros
Algumas das técnicas que são normalmente abordadas durante o coaching de apresentações são a estruturação do discurso utilizando a "Regra dos Três", a prática da utilização de diferentes tons de voz para manter o interesse do público e a implementação de mecanismos de feedback para descobrir as reacções do público. Um exemplo tangível disto pode ser a pré-gravação de uma apresentação e a sua posterior revisão para descobrir as áreas que precisam de ser melhoradas.
A autoavaliação, o feedback dos colegas e os inquéritos ao público são as medidas mais importantes para melhorar as competências de apresentação. Um apresentador pode usar esta comparação do seu desempenho inicial e final para avaliar o seu nível de clarificação, envolvimento e impulsividade com uma rubrica padronizada.