Actividades de pré-avaliação
As actividades de pré-avaliação são as primeiras tarefas que se realizam para verificar até que ponto os alunos estão preparados e aptos para o programa de aprendizagem antes do início da aula propriamente dita. Estas actividades são essenciais para conhecer as áreas em que os alunos têm falta de conhecimentos, para poder direcionar o programa educativo necessário e, assim, melhorar o nível de envolvimento dos alunos.
Os principais objectivos das actividades de pré-avaliação são descobrir os conhecimentos e competências que os alunos já possuem, determinar se estão preparados para novos conteúdos e oferecer uma base responsável para o planeamento da instrução. Por exemplo, o professor pode descobrir se os alunos já conhecem os conceitos matemáticos através de um questionário de diagnóstico antes de introduzir as ideias complicadas.
As actividades de pré-avaliação têm um impacto positivo nos resultados da aprendizagem, dando aos professores a oportunidade de ajustar a forma como ensinam com base nas necessidades reais dos seus alunos. A avaliação das competências dos alunos permite que os professores concebam aulas que se adaptem exatamente às suas necessidades, para que os alunos se envolvam mais no processo de aprendizagem e dominem melhor a matéria.
Podem ser utilizados vários instrumentos e técnicas diferentes para actividades prescritivas, como inquéritos, testes, entrevistas e observações. Por exemplo, um inquérito em linha é a melhor forma de perguntar aos alunos sobre os seus interesses e conhecimentos prévios relacionados com um determinado tópico. Isto, por sua vez, dará aos professores informações credíveis.
Além disso, o feedback é muito importante nas actividades de pré-avaliação devido à sua capacidade de mostrar aos alunos em que ponto se encontram em termos das suas competências de estudo e também de determinar as áreas que necessitam de mais trabalho. Além disso, um feedback construtivo após uma pré-avaliação estimularia o interesse dos alunos para trabalharem mais na matéria e até definirem os seus objectivos pessoais de aprendizagem, o que os ajudaria muito nos seus estudos.