Estratégias de reforço positivo
"As técnicas utilizadas para encorajar os comportamentos desejados são frequentemente designadas por estratégias de reforço positivo. Um exemplo de tal abordagem seria a oferta de recompensas ou incentivos quando o comportamento desejado é realizado. Verifica-se que esta técnica é significativa em vários domínios, incluindo a educação e a modificação do comportamento, uma vez que é um meio de provocar a motivação do aluno e, por conseguinte, uma forma de alterar o comportamento de forma duradoura".
Alguns dos melhores exemplos de estratégias de reforço positivo são os elogios verbais, as recompensas tangíveis e os privilégios. Um exemplo disto é a forma como um professor pode dar autocolantes aos alunos que completam os seus trabalhos a tempo, enquanto um pai pode dar tempo extra de ecrã para um comportamento adequado em casa. As recompensas mostram aos alunos que as suas realizações são essenciais e criam um ambiente favorável para que voltem a ser mais responsáveis no futuro.
O reforço positivo é um processo de recompensar uma pessoa por fazer algo que é desejado, acrescentando um prémio e aumentando assim a frequência do seu movimento, ao passo que o reforço negativo significa remover um estímulo indesejável para formar um comportamento que é mais provável que ocorra. Por exemplo, dar uma guloseima a uma criança por limpar o seu quarto é um exemplo de reforço positivo, ao passo que o caso de parar de chatear a criança com as tarefas quando ela finalmente limpa o seu quarto é um reforço negativo.
O reforço positivo requer recompensas imediatas para ser eficaz; por conseguinte, o momento certo é o fator principal. O feedback imediato faz com que o indivíduo compreenda muito claramente a ligação entre o comportamento e a recompensa. Da mesma forma, se um cão ouve a ordem para se sentar e depois come imediatamente uma guloseima, aprende que sentar é a forma de obter bons resultados.
É claro que a utilização do reforço positivo no local de trabalho pode ser comprovada como um meio eficaz de aumentar o moral e a produtividade dos trabalhadores. Através da utilização de incentivos como dinheiro, uma menção pública ou um dia de folga pelas suas realizações ou pelo seu comportamento correto, os empregadores podem reconhecer e gratificar a sua força de trabalho. Estas estratégias não só motivam os trabalhadores, como também criam um ambiente de trabalho amigável e positivo.