PLCs (Comunidades de Aprendizagem Profissional)
As Comunidades de Aprendizagem Profissional (PLC) são grupos de professores que cooperam para tomar decisões que são melhores para a aprendizagem dos seus alunos, em que aprendem paralelamente e trocam informações entre si. Uma vez que as pessoas se tornam cada vez mais inovadoras e criativas, a visão partilhada, o trabalho em equipa e a colaboração têm impacto na eficácia do processo de ensino-aprendizagem, as PLC são a principal fonte de reforço do ensino.
A liderança colaborativa, a participação do pessoal na tomada de decisões e, sobretudo, a melhoria da aprendizagem dos alunos caracterizam as PLCs. Os participantes realizam assembleias periódicas para analisar os desempenhos académicos dos alunos, em particular os mais problemáticos, trocar métodos úteis para ensinar a matéria e avaliar os resultados dos testes dos seus alunos, a fim de modificar e adaptar as suas aulas futuras. Por exemplo, há um caso em que um grupo de professores de matemática se reúne diariamente para analisar os resultados obtidos pelos alunos e abordar preocupações comuns sobre as dificuldades sentidas por alguns alunos.
As PLCs da escola podem influenciar o nível de realização dos alunos, alterando as metodologias de ensino de acordo com as estratégias baseadas em provas que se revelaram eficazes na aprendizagem. Por outras palavras, quando os professores trabalham em conjunto para analisar os dados dos alunos e também fornecem recursos uns aos outros, podem modificar eficazmente a aula para satisfazer as necessidades de todos os alunos. A investigação mostra que as instituições que adoptaram os PLC registaram um aumento significativo nas classificações dos alunos nos testes e no desempenho académico em geral.
Devido a várias razões, como o cumprimento de prazos, mudanças opostas e graus díspares de dedicação entre as equipas, as PLC enfrentam grandes dificuldades. Tal como todos os outros professores, os educadores podem achar difícil a colaboração entre eles, tendo em conta o peso do ensino, incluindo a sobrecarga de papelada e outras responsabilidades. Podem organizar intervalos de tempo antes ou depois das aulas, em que todos os membros da PLC sintam a diferença e vejam os benefícios da colaboração. Isto, por sua vez, criaria um ambiente social positivo em que todos os membros se apoiam mutuamente.
Para implementar PLCs de forma eficaz, as escolas devem começar por dar formação sobre práticas de colaboração e construir um quadro claro de objectivos e expectativas. O mais essencial é desenvolver um plano de reuniões regulares e promover uma cultura de comunicação aberta. Por exemplo, uma escola pode organizar uma PLC piloto para melhorar a literacia, onde os professores podem falar sobre as estratégias que funcionaram e depois ajustar os seus métodos com base no feedback e nos resultados.