Instrução personalizada
O ensino individualizado é o método de ensino preferencial que se baseia nos requisitos específicos, ABCs e interesses de cada aluno. Este estilo não só é de grande importância, como também é indispensável para cativar os alunos, ajuda na sua aprendizagem e fá-los compreender muito melhor os conteúdos.
O método de instrução direta é uma ferramenta poderosa em muitas situações de aprendizagem e, por isso, apresenta muitas vantagens. As três primeiras que me vêm à cabeça são: Maior participação dos alunos, aumento do número de motivações e melhor desempenho por parte dos alunos. Quando os estilos e ritmos de aprendizagem individuais são tidos em conta, os alunos têm mais probabilidades de demonstrar a sua capacidade de aprendizagem e de dominar os conteúdos. Por exemplo, uma criança que não compreenda alguns conceitos de matemática pode receber tarefas específicas e, ao mesmo tempo, pode pedir materiais didácticos diferentes que considere úteis para colmatar a lacuna. Como resultado, o aluno constrói uma autoimagem confiante e uma nova competência.
Os professores podem implementar Lernanweisungen individuais através de uma série de métodos. Por exemplo, podem recorrer a avaliações formativas para medir a compreensão da matéria pelos alunos, a um ensino diferenciado para oferecer aos alunos diferentes percursos de aprendizagem ou à utilização de ferramentas de programação tecnológica para os alunos, de acordo com as suas necessidades específicas de aprendizagem. Um exemplo típico é a aprendizagem de formas de aprendizagem adaptativa através de plataformas em linha que permitem que um aluno aprenda ao seu próprio ritmo, enquanto que, com a possibilidade de agrupar os alunos de acordo com as suas capacidades, o professor pode conceber actividades específicas sobre competências específicas.
A utilização da tecnologia na aprendizagem personalizada é de grande importância, uma vez que é a principal via através da qual se acede às ferramentas e aos recursos capazes de responder às necessidades individuais de aprendizagem dos alunos. As aplicações e os programas para o ensino em sala de aula e a aprendizagem em geral podem avaliar o desempenho de um aluno em tempo real e oferecer exercícios feitos à medida do aluno, feedback e materiais de estudo. Por exemplo, sítios Web como a Khan Academy aplicam algoritmos para sugerir aulas em vídeo e exercícios práticos com base em respostas anteriores dadas por um aluno, pelo que o processo de aprendizagem é personalizado para cada aluno com a ajuda dos recursos certos.
O ensino individualizado promove a aprendizagem de diferentes tipos de alunos, começando por detetar e depois lutando contra as suas origens, capacidades e modos de aprendizagem diferentes uns dos outros. Os professores podem utilizar este mecanismo para criar ambientes de sala de aula onde todos os alunos são bem sucedidos. Por exemplo, um professor é capaz de utilizar quadros e objectos tácteis para os alunos que têm preferências de aprendizagem cinestésica, ao passo que pode fornecer materiais suplementares sobre temas relacionados com a matéria para os alunos que estão prontos para leituras mais exigentes.