Tutoria entre pares
A tutoria entre pares é uma estratégia de ensino em que os alunos se ajudam mutuamente no estudo e na compreensão de matérias e conteúdos académicos. Este processo não só ajuda a compreender melhor o tema, como também traz consigo as vantagens de aumentar a autoestima e desenvolver competências de trabalho em equipa, pelo que se inclui como uma ferramenta eficaz para o reforço da aprendizagem e a melhoria do desempenho académico.
Além disso, a vantagem mais importante da tutoria entre pares é que conduz a uma melhoria do desempenho académico. Os alunos envolvidos na tutoria entre pares também aumentam a sua compreensão da matéria. Também ganham confiança. Um exemplo pode ser um aluno que está a dar explicações de matemática a um colega. Não está apenas a ajudar outro aluno, mas também a praticar e até a reforçar os seus conhecimentos sobre o tema. Outra vantagem importante da tutoria entre pares é o facto de o aluno desenvolver competências de comunicação e liderança, que o podem ajudar no futuro, tanto nos estudos como na carreira.
A prática bem sucedida da tutoria entre pares pode envolver, por exemplo, o emparelhamento de estudantes com competências complementares, a definição de objectivos claros e a formação dos tutores. Por exemplo, um professor pode delegar nos alunos mais competentes a tarefa de ajudar os colegas que têm dificuldades com determinados conceitos, assegurando assim que cada sessão é organizada com objectivos e feedback para aumentar o grau de aprendizagem.
Na escolha dos tutores, podem ser tidos em consideração determinados critérios, como o conhecimento da matéria, a capacidade de comunicação efectiva e a empatia. Um bom tutor não só tem o conhecimento da matéria, como também tem a capacidade de articular a matéria em termos leigos e pode simpatizar com a crise do aluno. Por exemplo, um aluno que tenha tido recentemente um bom desempenho num determinado tema é considerado um explicador mais eficaz, enquanto a memória das dificuldades enfrentadas pelo aluno é um fator que o explicador eficaz utilizará para explicar as lições.
Sem dúvida, a tutoria entre pares é vantajosa para ambas as partes participantes. O tutor não só aumenta os seus próprios conhecimentos e competências, como também adquire competências de ensino e de orientação, o que, em última análise, pode contribuir para a sua aprendizagem. Pelo contrário, o tutor tem a oportunidade de obter orientação pessoal, o que pode resultar numa compreensão mais profunda e numa melhoria das suas notas. Por exemplo, um aluno com dificuldades de leitura pode registar um desenvolvimento notável através do apoio orientado de um tutor de pares.