Avaliação pelos pares
A avaliação interpares é uma técnica utilizada pelos alunos para avaliar os projectos dos seus pares e apresentar-lhes feedback e notas de acordo com a rubrica que lhes foi atribuída. Esta metodologia de aprendizagem é uma das melhores formas de desenvolver o trabalho em equipa, o raciocínio lógico e o auto-exame, pelo que é eficaz para melhorar a experiência educativa e promover a participação ativa dos alunos.
A avaliação pelos pares tem a vantagem de desenvolver o pensamento crítico e as competências analíticas, uma vez que os alunos têm de criticar o desempenho dos seus colegas. Promove também o sentido de responsabilidade e responsabilização, uma vez que os alunos têm de avaliar os esforços dos seus colegas. Um projeto de grupo numa aula de ciências pode, por exemplo, ajudar os alunos a avaliarem os contributos uns dos outros, compreendendo assim melhor o tema e aprendendo a trabalhar em equipa.
A avaliação pelos pares é uma das melhores formas de os alunos aprenderem, especialmente quando os professores seguem a avaliação pelos pares de forma eficaz. Os professores devem definir instruções e critérios claros para avaliar o desempenho dos colegas. Também é necessário ensinar os alunos a criticar os outros de forma construtiva. O professor dá um exemplo, como a elaboração de uma grelha de avaliação para um trabalho de escrita que permita aos alunos criticar os projectos dos colegas, categorizando uma série de pontos, como a clareza, a força dos argumentos e a gramática, que os alunos devem concordar que são justos e orientados para a avaliação.
Os problemas na avaliação pelos pares podem resultar em preconceitos de avaliação, apatia e compreensão desigual dos alunos. Alguns alunos podem recusar-se a avaliar os seus pares por receio de conflitos, enquanto outros podem atribuir uma pontuação exagerada aos seus amigos. Uma das soluções para este problema é que os professores podem tornar as avaliações anónimas ou realizar sessões de formação sobre a abordagem correta do feedback para promover a integridade e a igualdade.
A avaliação interpares é uma forma única de envolver e educar os alunos, através da aprendizagem autónoma. Quando os alunos examinam o trabalho dos seus colegas, é muito provável que reflictam sobre o seu próprio desempenho e descubram as áreas em que têm lacunas. Por exemplo, os alunos que participaram numa sessão de partilha das suas ideias e ouviram as opiniões dos seus colegas, podem ter um melhor desempenho nas tarefas seguintes com base nos conselhos que implementaram e, assim, demonstrarão uma progressão no nível de compreensão e de competências.