Envolvimento dos pais
O envolvimento parental é basicamente o envolvimento direto dos encarregados de educação na agenda académica dos alunos e também nos diferentes procedimentos escolares. É fundamentalmente a melhor forma de as crianças terem sucesso, de criar um bom ambiente escolar e de os pais colaborarem efetivamente no processo de ensino. Modelo linguístico encorajador.
O envolvimento dos pais é um fator crucial, uma vez que é o principal fator de melhoria do desempenho académico, da assiduidade e das taxas de conclusão dos estudos dos alunos. Por exemplo, as crianças cujos pais participam na sua educação têm mais hipóteses de fazer as tarefas de casa e de participar no processo, o que, consequentemente, é mais eficaz.
Uma das melhores estratégias que os professores podem adotar é organizar sessões mensais entre pais e professores, dar-lhes um seminário sobre questões recentes e recorrer a ferramentas de comunicação como boletins informativos e redes sociais. As escolas também podem criar um sistema de voluntariado em que os pais possam participar em actividades organizadas por vontade própria, criando assim um sentimento de comunidade e de ligação.
As escolas podem avaliar o envolvimento dos pais através da realização de inquéritos, da manutenção de registos de presença nas actividades escolares e do acompanhamento da participação dos pais nas reuniões de pais e professores. Além disso, a avaliação das respostas dos pais sobre a sua participação pode fornecer conhecimentos valiosos sobre os níveis de envolvimento e os domínios necessários para melhorar.
Através da disponibilização de plataformas de comunicação e colaboração entre pais e professores, a tecnologia está a desempenhar um papel significativo. Além disso, as ferramentas dos portais em linha para notas e trabalhos e as aplicações de comunicação permitem que os pais estejam a par dos progressos dos seus filhos e se envolvam mais eficazmente com os educadores.