Mini Course Generator

Create

Use Cases

Features

Pricing

Resources

Sign in

Get Started

Abordagem Orton-Gillingham (Leitura)

Abordagem Orton-Gillingham (Leitura)

A Abordagem Orton-Gillingham é um método organizado e multissensorial, especificamente desenvolvido para ensinar a ler e a escrever a indivíduos com dislexia e outras diferenças de aprendizagem. Baseia-se na fonética, a interligação dos sons e das letras, e utiliza vários canais sensoriais para promover a aprendizagem e a memória.

Quais são os principais componentes da Abordagem Orton-Gillingham?

A Abordagem Orton-Gillingham baseia-se em vários elementos principais: instrução direta em fonética, uma abordagem de ensino multissensorial, um currículo estruturado e sequencial e planos de aulas pessoais ajustados às necessidades do aluno. Por exemplo, uma aula pode incluir a utilização de azulejos de letras (tácteis) para dizer sons em voz alta (auditivos) e escrever letras em papel (visuais) que tornam a aprendizagem mais eficaz.

Quem pode beneficiar da Abordagem Orton-Gillingham?

A Abordagem Orton-Gillingham, que é predominantemente construída para a utilização de indivíduos que têm dislexia, é um método que também pode ser muito útil para muitos outros tipos de alunos, tais como os que têm dificuldades de aprendizagem, dificuldades de atenção, ou qualquer pessoa que tenha dificuldades na leitura. A título de exemplo, as crianças com fraca consciência fonémica conseguem obter ganhos significativos nas suas capacidades de leitura através deste método, uma vez que este se centra na divisão das palavras nos seus sons constituintes.

Em que é que a abordagem Orton-Gillingham difere do ensino tradicional da leitura?

Em contraste com o ensino tradicional da leitura, que muitas vezes depende de palavras à vista e da memorização mecânica, a abordagem Orton-Gillingham está orientada para a perceção da ligação som-letra. Adopta um modo de ensino mais personalizado e adaptável que permite modificações de acordo com o desenvolvimento de cada aluno. Por exemplo, enquanto os métodos tradicionais podem ensinar vocabulário novo por si só, a abordagem Orton-Gillingham intercala padrões fonéticos para uma melhor compreensão e retenção.

Que formação é necessária para implementar eficazmente a Abordagem Orton-Gillingham?

A aplicação bem sucedida da Abordagem de Orton-Gillingham envolve frequentemente a formação de professores através de cursos especiais de várias opções, incluindo os especificamente concebidos para o efeito. Estes programas de formação contêm sobretudo instruções sobre a solitarização dos planos de aula, a utilização de técnicas multissensoriais e a avaliação do progresso dos alunos. Um bom exemplo disso é o facto de muitos professores serem certificados por organizações como, por exemplo, a Academy of Orton-Gillingham Practitioners and Educators, garantindo assim que conseguem satisfazer as necessidades dos seus alunos.

Ready to use AI Course Creator to turn
mini course ideas into reality?

Get Started Now