Movimento Sala de Aula Aberta
O Movimento Sala de Aula Aberta é um projeto de transformação educativa que promove práticas de ensino abertas, cooperativas e inclusivas. Procura conseguir a configuração do espaço de aprendizagem com o envolvimento ativo de alunos e professores, bem como a participação da comunidade no processo educativo, apoiando assim um sentido de responsabilidade e envolvimento comuns.
O Movimento Sala de Aula Aberta é um conjunto de ideias que envolvem principalmente as coisas comunicadas às pessoas em causa, o esforço conjunto dos alunos e a utilização de técnicas de ensino. A disponibilidade destas opções para envolver ativamente os alunos na sua própria aprendizagem, a promoção da aprendizagem entre pares e o estabelecimento de uma comunidade que fala diretamente com os professores são as causas deste fim da experiência de aprendizagem.
O Movimento Aula Aberta é um modelo de ensino diferente, em que os alunos aprendem ao seu próprio ritmo e da forma que escolherem. É contrário ao sistema de ensino tradicional existente, baseado em testes padronizados e na aplicação do mesmo currículo a todos os alunos. O movimento promove principalmente a aprendizagem de acordo com as necessidades de cada aluno, o desenvolvimento do pensamento crítico e a diversidade de ideias, permitindo que os alunos escolham os temas e os estilos de aprendizagem que lhes convêm.
Exemplos de práticas de Sala de Aula Aberta são as políticas de porta aberta que permitem aos pais e aos membros da comunidade observar as aulas, os projectos colaborativos que envolvem os alunos a trabalhar em grupos para resolver problemas do mundo real e a utilização de disposições flexíveis dos lugares para promover a interação. Para além disso, algumas salas de aula recorrem mesmo ao ensino entre pares, em que os alunos se instruem uns aos outros, apoiando assim a sua própria compreensão enquanto ajudam os colegas.
O movimento de sala de aula aberta traz uma infinidade de vantagens para os alunos, tais como níveis mais elevados de empenhamento e motivação, melhoria das competências sociais através do estudo em grupo e maior retenção de conhecimentos. No decurso da participação ativa no processo de aprendizagem e do envolvimento na tomada de decisões relativas ao percurso de aprendizagem, os alunos criam um ambiente adequado de cooperação e colaboração na sala de aula e tendem a desenvolver um maior sentido de responsabilidade e de propriedade, o que pode provocar a melhoria do desempenho académico e do desenvolvimento pessoal;