Ferramentas de controlo em linha
O Proctoring é uma ferramenta tecnológica de monitorização remota destinada a garantir a honestidade nos exames académicos. Esta plataforma de software utiliza várias tecnologias, como a visualização da webcam ou de outra câmara, registos de eventos, etc., para verificar eventuais fraudes e tornar os exames mais seguros.
As ferramentas utilizadas para o controlo em linha têm normalmente elementos como o controlo em direto, em que um supervisor assiste ao exame ao mesmo tempo que o aluno, o controlo gravado, que permite uma revisão posterior, e o controlo automatizado, que aplica a IA para detetar comportamentos atípicos. Para citar um exemplo, tecnologias como a ProctorU e a ExamSoft oferecem supervisores em direto que intervêm em qualquer anomalia à medida que a observam durante o exame.
Estas ferramentas estão equipadas com diferentes modos de segurança para evitar a desonestidade no exame, tais como verificações biométricas ou identificação com fotografia para verificação da identidade, bloqueio do browser para impedir o acesso a materiais não autorizados e monitorização geral do ambiente de teste. Outras ferramentas, como o Respondus LockDown Browser, desactivam a utilização de qualquer programa que não seja a aplicação de teste, o que permite que apenas os alunos façam o exame de forma regulamentada.
A capacidade de realização de exames à distância é a principal vantagem das ferramentas de inspeção em linha, que também permitem aos alunos e às escolas uma maior flexibilidade em geral. Além disso, não têm de lidar com os problemas logísticos dos testes presenciais, como garantir locais de exame e gerir grandes grupos de estudantes. Por exemplo, muitas universidades mudaram para a supervisão em linha durante a pandemia de COVID-19 para continuar as avaliações sem interrupções.
De facto, as questões de privacidade e de segurança dos dados das ferramentas de supervisão em linha são graves, uma vez que, normalmente, armazenam dados privados dos utilizadores e visualizam os estudantes através de webcams. Por exemplo, alguns instrumentos apresentam aos estudantes a opção de consentimento para a recolha de dados e explicações sobre a utilização dos dados, o que, por sua vez, contribui para a sua transparência e confiança.