Projectos de colaboração em linha
. Os projectos de colaboração em linha são constituídos por pessoas ou equipas de pessoas que realizam uma tarefa através da Internet para atingir um determinado objetivo. A utilização de ferramentas e plataformas digitais para conseguir a comunicação, a coordenação e a contribuição, melhorando assim o fluxo de trabalho do trabalho de equipa à distância e a execução de projectos multidimensionais, torna estes projectos muito relevantes.
Atualmente, os projectos de colaboração em linha são realizados principalmente com a ajuda de ferramentas como o Google Workspace, o Microsoft Teams e o Slack. Estas plataformas oferecem aos membros da equipa a oportunidade de utilizar diferentes funcionalidades, como a partilha de documentos, a edição em tempo real e os canais de comunicação. Por conseguinte, estas plataformas facilitam o trabalho das equipas para que se mantenham bem ligadas e organizadas com precisão enquanto trabalham em tarefas de colaboração.
A utilização de projectos colaborativos em linha para o trabalho em equipa não só aumenta a produtividade, como também oferece a vantagem de trabalhar a partir de diferentes locais ao mesmo tempo. Reduz significativamente o tempo necessário para recolher contributos e feedback. Por exemplo, a utilização de um documento comum no Google Docs permite que vários utilizadores façam edições e adicionem comentários ao mesmo tempo, reduzindo assim o peso do fluxo de trabalho e o atraso.
Muitas vezes, durante os projectos de colaboração em linha, as equipas lidam com problemas como a falta de comunicação, as diferenças de fuso horário e as restrições da tecnologia. A falta de linguagem corporal pode ser uma razão para a falta de compreensão e as diferentes horas de trabalho podem ser uma razão para não se poder trabalhar em sincronia, razão pela qual a equipa deve ter protocolos de comunicação claros e definir expectativas.
As técnicas mais eficazes para cuidar dos projectos colaborativos remotos são, em primeiro lugar, a designação dos objectivos do projeto, utilizando ferramentas de gestão de projectos como o Trello ou o Asana, e defendendo a realização de reuniões periódicas para manter a disciplina da responsabilidade. Além disso, ter em atenção o desenvolvimento de um espaço de trabalho digital comum e o incentivo à comunicação interpessoal, onde as pessoas podem falar sobre o que pensam, conduzirá positivamente a uma elevada taxa de colaboração e ao sucesso do projeto.