Notas de observação e listas de controlo
Falemos de notas de observação e listas de controlo que são normalmente os seguintes métodos suportados: operação sistemática, observação e avaliação do desempenho ou comportamento no contexto da educação, cuidados de saúde e gestão. Estas são instrumentais na recolha de dados, mantendo a imparcialidade no julgamento e oferecendo um visualizador para o processo de investigação e desenvolvimento.
As notas de observação que são eficazes devem ser preenchidas com observações específicas feitas no contexto da observação, os sujeitos envolvidos, os comportamentos ou eventos que foram notados e quaisquer tempos ou interações que devam ser tidos em conta. Para ilustrar isto, numa sala de aula, um professor pode escrever sobre o nível de participação de um aluno, o contexto da aula e as respostas dadas durante os debates, o que o pode ajudar a adaptar o ensino futuro.
As listas de verificação contribuem para o processo de observação com a ajuda de um formato normalizado que garante que todos os factores relevantes são avaliados de forma uniforme. Por exemplo, num contexto do sector da saúde, uma lista de verificação pode conter os parâmetros para a avaliação do doente, garantindo que os enfermeiros não ignoram quaisquer sinais vitais durante a sua avaliação, o que contribui para a qualidade dos cuidados prestados ao doente.
Desenvolvimento profissional através de notas de observação A utilização de notas de observação é uma forma de identificar os pontos fortes e as áreas de melhoria no desempenho de uma pessoa, o que conduziria ao crescimento profissional. Por exemplo, um gestor pode assistir a reuniões de equipa e tomar notas sobre a forma como comunicam eficazmente e, em seguida, abordar o assunto nas avaliações de desempenho para definir os objectivos e recomendar a formação para os empregados.
Para elaborar eficazmente as notas de observação, há que ter em conta a objetividade, a ausência de preconceitos pessoais, a escrita em linguagem clara e concisa e a documentação atempada das observações para garantir a exatidão. Por exemplo, em vez de dizer "o aluno era perturbador", a nota objetiva diria "o aluno falou fora de vez três vezes durante as discussões de grupo", o que fornece dados claros para análise posterior.