Aprendizagem observacional
A aprendizagem observacional é um método de aprendizagem através do qual as pessoas aprendem vendo os comportamentos, atitudes e reacções emocionais dos outros e depois imitando-os. Este tipo de aprendizagem realça a importância do contexto social e dos modelos, tornando-o num mecanismo de aprendizagem primário para procurar e adquirir novas competências e comportamentos sem a própria experiência.
Os principais elementos da aprendizagem por observação são a atenção, a retenção, a reprodução e a motivação. Para começar, um observador tem de estar concentrado na atividade do modelo. Depois disso, deve reter o comportamento observado na sua memória para reprodução posterior. Por último e mais importante, a motivação é um ponto-chave; o observador deve ter uma razão para imitar o comportamento, que pode vir de recompensas esperadas ou de reforço positivo.
A modelação e as interações sociais, que constituem o cerne da aprendizagem por observação, distinguem-na dos métodos de aprendizagem tradicionais, como a aprendizagem experimental e a instrução direta. Os métodos tradicionais exigem normalmente participação e experiência, ao passo que a aprendizagem por observação é o caminho para as pessoas aprenderem conhecimentos e competências observando o que os outros fazem, reduzindo assim o tempo e a energia no processo.
Um exemplo muito comum de aprendizagem observacional é o processo de aprendizagem da fala pelas crianças. Quando uma criança ouve os pais e as pessoas que cuidam dela a falar, observa a pronúncia, o tom e a estrutura da linguagem. Ao imitar estas pistas verbais, as crianças aprendem gradualmente a comunicar de forma eficaz. Isto ilustra como a aprendizagem por observação funciona em contextos naturais para facilitar a aquisição da linguagem.
A inclusão do reforço na discussão da aprendizagem observacional pode ser vista como uma indicação clara da sua importância neste domínio. O ato de reforço pode, na verdade, ser visto como um meio para atingir um fim e como um fim em si mesmo. É uma mudança de paradigma olhar para a aprendizagem por observação, para além da imitação, como uma forma de reforço direto do comportamento. O reforço influencia a aprendizagem por observação de várias formas, nomeadamente, pode aumentar a probabilidade de imitação e pode também levar a cabo o processo de aprendizagem de forma mais eficaz. Se um observador vir o modelo a ser reforçado positivamente por um determinado comportamento, o observador terá tendência a adotar esse comportamento também, o que significa que o modelo será associado a resultados positivos. Em contrapartida, se o modelo for castigado, o observador pode ter menos tendência para reproduzir o comportamento, o que demonstra o impacto do reforço social na aprendizagem.