Planeamento centrado nos objectivos
A Adaptação das Actividades aos Objectivos é uma técnica de gestão que se centra na especificação clara dos objectivos e, em seguida, na afetação orientada dos recursos e na decisão sobre as acções a realizar para atingir esses objectivos. Esta abordagem é a chave para uma gestão de projectos de qualidade e para a prosperidade organizacional, uma vez que orienta cada atividade para resultados mensuráveis.
As fases da tendência de planeamento que as pessoas que discutem o planeamento centrado em objectivos mencionam sempre são a definição de objectivos específicos e mensuráveis em primeiro lugar, a análise dos recursos e restrições existentes, a elaboração de um plano de ação claro, a distribuição das responsabilidades e a monitorização persistente do progresso. A título de exemplo, no caso de uma organização sem fins lucrativos, poderia começar por definir o seu objetivo como aumentar o alcance da comunidade em 20% no espaço de um ano. O passo seguinte seria planear os eventos de alcance, a afetação de pessoal, a oportunidade da avaliação, etc.
O planeamento centrado em objectivos é o método de planeamento que começa por se concentrar em objectivos específicos quantificáveis, em vez de se limitar a tarefas ou processos. Desta forma, as equipas podem escolher as acções que estão diretamente relacionadas com a realização de determinados objectivos e, consequentemente, podem medir o sucesso muito mais facilmente. Por exemplo, se o planeamento tradicional lista tarefas sem um objetivo final claro, é o Planeamento Centrado em Objectivos que garante que cada uma das tarefas está relacionada com resultados claros, como o aumento da satisfação do cliente em 15%.
As vantagens de um planeamento centrado nos objectivos são uma comunicação mais clara entre os membros do grupo; a distribuição dos recursos é mais eficaz; a consecução do objetivo principal é mais prevalecente. Ao criar objectivos claros, as equipas são capazes de trabalhar melhor umas com as outras e, consequentemente, têm mais produtividade e melhores resultados. Por exemplo, uma nova empresa de tecnologia que implemente este método pode prestar atenção ao lançamento de uma nova aplicação com objectivos específicos, tais como a utilização da aplicação e a manutenção dos clientes, assegurando assim todas as medidas de marketing e desenvolvimento tomadas para atingir estes objectivos.
Com efeito, o planeamento centrado em objectivos é uma abordagem prática que pode ser utilizada na definição de objectivos pessoais, ajudando as pessoas a promover objectivos específicos e mensuráveis em diferentes dimensões da sua vida, incluindo a boa forma física, a carreira e a educação, entre outras. Por exemplo, um indivíduo que pretenda melhorar a sua saúde física pode identificar um objetivo como correr 5 km no prazo de três meses e, em seguida, elaborar um programa de treino, medir o progresso e modificar o programa conforme necessário, a fim de manter o seu curso de ação predeterminado.