Fomentar a curiosidade STEM (Divulgação STEM)
Fomentar a curiosidade STEM diz respeito às actividades e programas destinados a promover o envolvimento e o entusiasmo pela ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) entre as pessoas, especialmente os jovens. Esta é a chave para a criação de uma sociedade que leia e compreenda bem a ciência, que apoie novas ideias e que prepare a mão de obra para enfrentar os obstáculos do futuro.
As melhores formas de interessar os jovens alunos pelas disciplinas STEM são através de experiências práticas, workshops interactivos e clubes STEM que lhes dão espaço para explorar e ser criativos. Para ilustrar, jogos em looping como o FIRST Robotics estimulam a cooperação e a superação de problemas técnicos, uma vez que têm de trabalhar em conjunto em torneios de robótica, enquanto as feiras de ciência do bairro são uma oportunidade para as crianças mostrarem as suas próprias ideias.
Os pais podem ser fundamentais nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) de interesse das crianças, para além de lhes fornecerem recursos educativos, incentivando-as a fazer perguntas sobre o mundo através da curiosidade e envolvendo-se em conjunto em actividades como visitar um museu de ciência ou realizar experiências simples em casa. Além disso, colocar as crianças em actividades técnicas extracurriculares orientadas para as STEM será útil para que adquiram conhecimentos e se sintam mais entusiasmadas.
A verdadeira importância da comunidade e da organização na divulgação das STEM é evidente nas suas operações, como programas que expõem diretamente os estudantes a profissionais da área, fornecem orientação e organizam eventos para aumentar a sensibilização para as STEM. Como exemplo, os Boys & Girls Clubs, como é o caso, são muitas vezes o pilar dos programas STEM onde os alunos membros são introduzidos à codificação, robótica e ciências ambientais. Por conseguinte, têm acesso a uma nova perspetiva.
O impacto evidente da sensibilização para as STEM nos grupos sub-representados é exemplificado pelo alargamento do acesso a recursos, oportunidades e modelos de referência nos domínios STEM. A iniciativa "Girls Who Code" visa colmatar a lacuna entre homens e mulheres no sector da tecnologia, ao passo que os programas destinados especificamente a estudantes pertencentes a minorias ajudam a quebrar as barreiras e, assim, a introduzir novas formas de encarar os problemas que conduzem à inovação e à resolução de problemas.