Fomentar a mentalidade de crescimento
Uma mentalidade de crescimento consiste em desenvolver a convicção de que a inteligência e as competências são o resultado de trabalho árduo e dedicação. Promove o crescimento pessoal e profissional, motivando a resiliência, a flexibilidade e o desejo de aprender.
Acreditar que melhorar uma competência é uma questão de trabalhar arduamente, enfrentar desafios, ultrapassar um período difícil, obter informações e ser ativo na aprendizagem são os atributos de uma mentalidade de crescimento. Por exemplo, os alunos que têm uma mentalidade de crescimento compreendem que os desafios são passos para avançar na sua aprendizagem e não uma barreira intratável.
O desenvolvimento de uma mentalidade de crescimento nas crianças pelos pais pode ser feito elogiando os esforços mais do que os talentos, persuadindo-as a lidar com as tarefas e demonstrando a continuidade nos momentos difíceis. Para ilustrar, os pais podem optar por dizer "Fico feliz por ver que te esforças neste projeto" em vez de dizer "És um génio", porque este último aumenta a convicção de que o sucesso vem do trabalho árduo.
Uma das estratégias que os educadores podem utilizar para promover uma mentalidade de crescimento é estabelecer um ambiente inclusivo que não só permita que os alunos corram riscos, mas também lhes dê críticas construtivas e proporcione actividades que se centrem na aprendizagem como critério principal e não nas notas. A este respeito, a constatação de que os projectos de grupo podem ajudar os alunos a aprender em conjunto e a fazer brainstorming dá-lhes uma ideia clara de que a aprendizagem é como uma viagem através dos erros até às competências.
A autorreflexão é, de facto, um dos aspectos mais importantes do processo de mentalidade de crescimento que os indivíduos podem facilmente identificar através dela. A identificação dos seus pontos fortes, das áreas a melhorar e das estratégias necessárias para ultrapassar os desafios é o que a autorreflexão ajuda os indivíduos a fazer. Ao rever as experiências numa base regular, é possível ver os progressos alcançados a longo prazo. Este tipo de experiência irá consolidar a ideia no indivíduo de que esta é a forma de desenvolver as suas competências, através do trabalho árduo. Escrever um diário sobre os obstáculos e as conquistas diárias pode ser uma das formas mais eficazes de monitorizar o desenvolvimento do crescimento pessoal.