Abordagem do coração nutrido
A Abordagem do Coração Nutrido é uma metodologia centrada na relação, especificamente concebida para ajudar não só a inteligência emocional, mas também os comportamentos positivos das crianças, especialmente as que têm comportamentos desafiantes. O foco aqui é observar e nutrir a grandeza natural dentro de cada criança, orientando, neste caso, a autoestima e a melhoria da resiliência através de feedback positivo e conexão real.
A Abordagem do Coração Nutrido assenta em três princípios fundamentais, nomeadamente: 1) "Clareza Absoluta" relativamente ao comportamento esperado; 2) "Energia" que redirecciona a atenção para o reconhecimento e a celebração dos comportamentos positivos, em vez de lidar apenas com os negativos; e 3) "Estabelecimento de Limites" que é justo e estável. Por exemplo, um pai pode não se limitar a repreender uma criança por ter cortado o som do altifalante, mas sim chamar a atenção para o facto de a criança estar a ouvir bem, ficando em silêncio, agindo assim de forma positiva.
A forma particular de fazer as coisas tem um impacto direto nas crianças com comportamentos difíceis. Em vez de se envolverem em comportamentos negativos, são redireccionadas para as caraterísticas e realizações positivas. As crianças, através do reforço consistente do comportamento desejável, chegam ao ponto de associar o sucesso exclusivamente a interações positivas e, consequentemente, conseguem auto-regular-se e socializar melhor. Por exemplo: Uma criança que não consegue controlar-se para fazer coisas sem pensar pode ser elogiada por ser paciente e essa pode ser a melhor forma de a encorajar.
Definitivamente, a Abordagem do Coração Nutrido é melhor utilizada nas escolas. Esta é a via que os professores podem utilizar para construir uma escola com energia positiva, onde os alunos se sintam autênticos e apreciados. Por exemplo, um professor pode utilizar um sistema de atribuição de pontos de "energia" aos alunos, por exemplo, quando estes demonstram bondade ou colaboração com os outros, reforçando assim as interações positivas entre pares e, consequentemente, melhorando toda a dinâmica da sala de aula.
Através do seu processo ativo de reconhecimento e promoção dos pontos fortes e dos comportamentos positivos dos seus filhos, os pais são os implementadores cruciais da Abordagem do Coração Nutrido em casa. Podem criar um ambiente de apoio através das pequenas vitórias que celebram, das expectativas claras que estabelecem e do feedback consistente que dão. Por exemplo, um pai ou uma mãe pode elogiar a capacidade de leitura do seu filho para conseguir completar os trabalhos de casa, para além da única nota que obtém, e essa interação irá, por sua vez, ajudá-lo a sentir-se mais confiante e motivado.