Desenvolvimento de competências de raciocínio numérico
O desenvolvimento de capacidades de raciocínio numérico está relacionado com o ato de melhorar, de facto, a capacidade de dar sentido, ler e analisar dados numéricos. As finanças, a engenharia e a análise de dados são alguns dos domínios em que a tomada de decisões se torna muito eficaz apenas com as competências necessárias, porque aumenta a capacidade dos indivíduos para chegarem a conclusões valiosas a partir de dados quantitativos.
Uma operação aritmética básica, a compreensão de rácios e proporções, a interpretação de gráficos e quadros, bem como a análise de dados estatísticos são elementos cruciais das competências de raciocínio numérico. Por exemplo, a capacidade de calcular percentagens é vital para a avaliação das demonstrações financeiras; por outro lado, a visualização de um gráfico de barras pode facilitar a compreensão da tendência da transmigração.
Independentemente do facto de ser do conhecimento geral que as pessoas elevam as suas capacidades de raciocínio a um nível superior através de algum progresso e exposição a todo o tipo de problemas numéricos, é possível ver esta questão de um ponto de vista diferente. A título de exemplo, é também possível carregar puzzles, explorar cursos em linha baseados na matemática e utilizar software explicitamente concebido para desenvolver as capacidades numéricas. Outro exemplo é que, se alguém se exercita com as secções quantitativas do SAT ou do GRE, é ele quem realmente as aprende e as constrói tijolo a tijolo de forma organizada.
O local de trabalho é significativamente afetado pelas competências essenciais de raciocínio numérico, especialmente nos sectores que lidam com a análise de dados, a orçamentação ou a previsão financeira. Com a capacidade de discernir padrões nos dados e tirar conclusões a partir de números, os trabalhadores que possuem um raciocínio numérico sólido estão em posição de contribuir para um planeamento estratégico mais eficiente. Por exemplo, um analista de marketing aplica estas competências à tarefa de determinar o sucesso das campanhas através da utilização de métricas e estatísticas.
Os instrumentos frequentemente utilizados para avaliar as capacidades de raciocínio numérico são testes padronizados como o GMAT, testes psicológicos utilizados no recrutamento e avaliações de raciocínio numérico feitas à medida pelas empresas. Estas avaliações têm normalmente secções sobre interpretação de dados, cálculos numéricos e cenários de tomada de decisões. Suponhamos que uma avaliação de raciocínio numérico pode exigir que os candidatos interpretem dados financeiros e façam projecções com base nos mesmos.