Representações não linguísticas
As representações não linguísticas (RLN) são formas de informação não verbais ou sensoriais, que transmitem um significado sem a utilização de palavras. Estas incluem gráficos, diagramas, modelos e demonstrações físicas, que são cruciais para melhorar a compreensão e a retenção de conceitos, especialmente em contextos educativos.
As representações não linguísticas englobam ilustrações, diagramas, mapas cognitivos, histórias pictóricas e modelos físicos ou conceptuais. Por exemplo, um gráfico de pizza é um meio visual de distribuição de dados, enquanto um mapa mental é um modelo para mostrar a relação entre diferentes conceitos, o que, por sua vez, seria útil para os aprender e recordar.
As representações não linguísticas são uma grande ajuda no processo de aprendizagem, uma vez que enriquecem a experiência com diferentes sentidos e vão ao encontro de diferentes estilos de aprendizagem. Estas representações permitem que os alunos tenham uma imagem de conceitos difíceis, o que, por sua vez, leva à compreensão dos mesmos. Por exemplo, quando a anatomia humana é ensinada aos alunos com a ajuda de um modelo tridimensional, estes tendem a compreender as relações espaciais dentro do corpo de forma muito mais eficaz.
A incorporação de representações não linguísticas pode ser feita pelos professores através da incorporação de recursos visuais como diagramas nas aulas, utilizando organizadores gráficos para tomar notas e incentivando os alunos a desenharem as suas próprias representações do material. Por exemplo, no ensino de um tópico científico, um professor pode utilizar um fluxograma para descrever os passos envolvidos no processo, tornando-o mais interessante para os alunos e, ao mesmo tempo, melhorando a sua compreensão.
A utilização de representações não linguísticas é um desafio, em parte porque os elementos visuais podem ser mal interpretados se forem pouco claros ou demasiado complicados. Além disso, alguns alunos podem ter problemas de literacia visual, o que torna necessário que os professores dêem orientações sobre como ler e fazer estas representações corretamente. É essencial garantir que as representações permitam a compreensão.