Estratégias de gestão de salas de aula ruidosas
As estratégias de gestão da sala de aula ruidosa são técnicas e práticas educativas que os professores adaptam numa sala de aula ruidosa para controlar a aprendizagem e manter a ordem. Estas estratégias são um conjunto de técnicas que os professores utilizam para transformar a aula num ambiente mais centrado no aluno. O envolvimento dos alunos e as distracções que podem levar a maus resultados académicos são dois dos impactos que um ambiente de sala de aula positivo tem nos alunos.
A gestão do ruído na sala de aula pode ser conseguida através de vários métodos, tais como a formulação de expectativas de comportamento específicas, a utilização de sinais visuais e auditivos para chamar a atenção e a execução de trabalhos de grupo organizados com papéis específicos dos membros. Por exemplo, o professor pode tocar uma campainha para alertar a turma de que é altura de fazer silêncio ou pode sugerir um "sinal de silêncio" para que os alunos levantem as mãos quando estiverem prontos para ouvir.
Numa sala de aula, os professores podem envolver os alunos através de métodos como o "pensar-em-partilha". No método "pensar em pares-partilhar", os alunos começam por refletir sozinhos, depois reúnem-se com um parceiro para discutir as suas ideias e, em seguida, partilham-nas com a turma. Esta abordagem oferece a possibilidade de discussões mais calmas para que os alunos possam falar sem pressão. Desta forma, todos os alunos participam e o ruído causado pelos outros é reduzido, mantendo o interesse dos alunos.
Os níveis de ruído na sala de aula dependem em grande medida da disposição da sala de aula; as carteiras transpostas em grupos podem incentivar o trabalho de grupo, mas também podem ser a causa do ruído, enquanto as filas tradicionais podem promover um trabalho pessoal mais silencioso. Os professores podem equilibrar estas disposições, criando áreas tranquilas especificamente designadas para tarefas independentes e áreas flexíveis para actividades de grupo, de modo a que o ruído possa ser devidamente gerido.
A integração da tecnologia no aspeto operacional pode ser conseguida através da aplicação de um dispositivo de monitorização do nível de ruído que serve de indicador visual quando o som ambiente ultrapassa o nível limite predefinido. Por outro lado, as aplicações de aprendizagem interactivas podem ser uma alternativa às actividades digitais silenciosas, através das quais é mais provável que os alunos se empenhem durante a aula, proporcionando assim ao professor ferramentas mais eficazes para controlar a dinâmica da sala de aula.