Abordagem natural (Aprendizagem de línguas)
A Abordagem Natural é uma metodologia de aprendizagem de línguas criada por Stephen Krashen e Tracy Terrell que sublinha a importância da comunicação e compreensão naturais em vez da instrução gramatical convencional. A sua abordagem principal é a aquisição da língua através de interações significativas e da exposição a input compreensível, o que a torna importante para o desenvolvimento das competências e da fluência da língua genuína.
A Abordagem Natural baseia-se em duas crenças fundamentais: o foco principal na comunicação e o papel significativo do input compreensível. Envolve os alunos em conversas da vida real que são significativas para eles, sem se preocuparem com os seus erros (se os houver) e, dessa forma, aprendem as línguas como os falantes nativos. Um exemplo disso é quando um professor utiliza imagens e sinais manuais para ensinar aos alunos o significado de novas palavras tendo como pano de fundo a frase.
Ao contrário dos métodos convencionais que se ocupam principalmente da teoria da gramática e do trabalho de memória, a Abordagem Natural baseia-se principalmente na interação através de situações reais de exposição à língua. Esta técnica reduz o receio do aluno, permitindo-lhe estudar ao seu ritmo, e colocando a tónica na compreensão e não na expressão oral. Um bom exemplo é um método padrão que se concentraria em formas verbais repetidas, enquanto a Abordagem Natural utilizaria uma história para descrever o uso dos mesmos verbos em ação.
O input é o aspeto principal da Abordagem Natural; realça a importância da exposição à língua que está um pouco acima do nível atual de compreensão do aluno (i+1). Isto ajuda os alunos a deslocar o novo vocabulário e estruturas sem esforço. Por exemplo, um aluno que compreenda frases simples, a audição de frases um pouco mais paralelas com estruturas diferentes, ou a leitura das mesmas, de acordo com isso, ajudará efetivamente no desenvolvimento da língua.
A simulação de situações da vida real, como a representação de papéis, a narração de histórias e a realização de jogos interactivos que promovam a comunicação entre os participantes, podem ser as actividades imersivas mais importantes através das quais a Abordagem Natural pode ser utilizada na sala de aula. Além disso, um professor pode utilizar objectos reais, como canções, vídeos e livros, para enriquecer o input linguístico. Por exemplo, os alunos podem ouvir uma história e depois discutir sobre ela em pares; desta forma, utilizarão o novo vocabulário no contexto correto e, ao mesmo tempo, reforçarão a sua compreensão.