Sistemas de apoio a vários níveis (MTSS)
O Sistema de Apoio Múltiplo (MTSS) é um modelo abrangente desenvolvido para responder às necessidades educativas dos alunos em diferentes níveis de apoio. Engloba as intervenções académicas, comportamentais e socio-emocionais necessárias para que todos os alunos obtenham os recursos necessários para o seu sucesso, promovendo assim uma mudança de paradigma na educação no sentido de ser proactiva.
Uma das principais componentes do MTSS é a estrutura de ajuda a vários níveis. As decisões devem ser tomadas através da utilização de dados e o acompanhamento constante dos progressos é uma obrigação. As intervenções são geralmente compostas por três níveis: O Nível 1 universal aplica as estratégias gerais para todas as escolas, o Nível 2 é especializado para os alunos que precisam de apoio para cumprir as normas de leitura e o Nível 3 é um curso dedicado e intensivo para aqueles que estão a ter mais dificuldades. A fim de detetar e ajudar eficazmente os alunos, uma escola pode implementar testes de rastreio universais que se destinam aos que necessitam de apoio adicional à leitura (Nível 2).
A caraterística distintiva dos Sistemas de Apoio Multinível (MTSS), em comparação com os quadros de intervenção típicos, que, na maior parte das vezes, se baseiam num modelo de esperar para falhar, é o facto de adoptarem uma abordagem proactiva à prestação de serviços. O MTSS é um quadro que defende intervenções precoces e a prestação de apoio através da utilização de dados. A noção de avaliação contínua e de reformulação de estratégias é o que o quadro enfatiza, para que nenhum aluno seja deixado para trás e a ajuda não seja oferecida apenas depois de os alunos já estarem a falhar. Um exemplo disso é o facto de, no MTSS, os professores efectuarem regularmente avaliações do progresso e terem a possibilidade de, muito rapidamente, fornecer intervenções específicas para aqueles que delas necessitem.
Num sistema de apoio a vários níveis (MTSS), os dados desempenham um papel fundamental, uma vez que facilitam a deteção das necessidades dos alunos, o acompanhamento dos seus progressos e a avaliação do impacto das intervenções pelos educadores. As fontes de dados que o pessoal das escolas utiliza para promover as suas estratégias são diferentes, tais como os resultados do rastreio universal, os resultados dos testes periódicos e as observações informais do comportamento. Por exemplo, quando a análise dos dados indica que um grande grupo de alunos está a enfrentar dificuldades em matemática, podem ser realizadas intervenções adequadas para que os alunos possam colmatar essas lacunas de conhecimento com êxito.
Um passo fundamental para a implementação bem sucedida do MTSS é o estabelecimento de uma cultura de colaboração entre o pessoal que está a trabalhar em conjunto de acordo com um quadro partilhado de sistemas de apoio escalonados. Isto implica claramente uma formação regular que reforce os conhecimentos sobre análise de dados, estratégias de intervenção e monitorização dos progressos. Além disso, os professores devem organizar seminários para envolver os pais no processo de reforço das competências em casa. Por exemplo, durante estes seminários, os professores podem explicar os conceitos do MTSS aos pais e como podem ensinar as mesmas competências que as crianças estão a aprender nas aulas.