Abordagem multidisciplinar
Uma abordagem multidisciplinar implica, em primeiro lugar, a incorporação de informações, técnicas e pontos de vista de diferentes áreas para resolver questões ou projectos complicados. Esta cooperação não só melhora a criatividade e a inovação, como também resulta em soluções mais abrangentes através de diferentes conhecimentos especializados.
A interdisciplinaridade é o tipo de cooperação que se manifesta no trabalho conjunto de especialistas de diferentes áreas sobre o assunto problemático. Por exemplo, nos cuidados de saúde, um grupo constituído por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e nutricionistas pode juntar-se para desenvolver um plano de tratamento completo para uma pessoa e, assim, cobrir todos os aspectos da sua saúde.
As vantagens de uma abordagem multidisciplinar são a melhoria da capacidade de resolução de problemas, o aumento da inovação e a eficácia das soluções. Com a integração dos conhecimentos de diferentes áreas, as equipas são capazes de descobrir pontos de vista e soluções alternativas, como se vê, por exemplo, no planeamento urbano, onde arquitectos, cientistas ambientais e sociólogos trabalham em conjunto para criar cidades habitáveis e sustentáveis.
A utilização da multidisciplinaridade é um método geral nos domínios dos serviços médicos, dos serviços educativos, das ciências ambientais e das ciências técnicas. A título de exemplo, na ciência ambiental, o trabalho de equipa entre ecologistas, geólogos e urbanistas é fundamental na criação de métodos para a melhoria da saúde climática, juntamente com o conceito de cidade ecológica.
A melhor maneira de as organizações porem em prática o método multidisciplinar é criar um ambiente de trabalho em equipa e de abertura com comunicação entre os membros da equipa de diferentes departamentos. Reuniões interdisciplinares regulares, workshops e actividades de formação de equipas que incentivem os participantes a partilhar os seus conhecimentos e experiências podem ajudar a concretizar este objetivo, como acontece, por exemplo, nas empresas de tecnologia, que reúnem engenheiros de software, designers e especialistas em marketing para inventar novos produtos.