MOOC (Curso Online Aberto e Massivo)
Um Curso Online Aberto e Massivo (MOOC) é um curso online de acesso ilimitado e aberto ao público através da Internet. Os MOOC são uma forma de as pessoas de todo o mundo se ligarem e aprenderem com os recursos de alta qualidade disponibilizados por universidades prestigiadas, muitas vezes a custo zero ou muito baixo, promovendo assim a aprendizagem ao longo da vida e o acesso à educação.
Os MOOC apresentam múltiplas vantagens, entre as quais a flexibilidade na aprendizagem é uma das principais, uma vez que os participantes podem estudar ao seu próprio ritmo e nos seus próprios horários. Também dão acesso a uma gama diversificada de cursos de universidades prestigiadas, permitindo aos alunos melhorar as suas competências ou explorar novos temas sem os encargos financeiros do ensino tradicional. Por exemplo, plataformas como a Coursera e a edX acolhem cursos de instituições como Harvard e Stanford, tornando o ensino de elite acessível a qualquer pessoa com uma ligação à Internet.
A principal diferença entre os MOOC e os cursos em linha regulares é a sua dimensão e acessibilidade. Os cursos em linha tradicionais podem ter uma restrição no número de alunos e podem ter pré-requisitos, enquanto os MOOC podem inscrever milhares de alunos de uma só vez, normalmente, e estão geralmente disponíveis para todos sem qualquer requisito de qualificações prévias. Além disso, os MOOC promovem sobretudo a interação entre pares e o envolvimento da comunidade, recorrendo a fóruns e projectos de equipa, por exemplo, para melhorar a experiência de aprendizagem.
Os MOOC são capazes de ensinar muitas matérias nos domínios da tecnologia, dos negócios, das artes e da humanidade. Os mais populares são a ciência dos dados, o marketing digital, as linguagens de programação e o desenvolvimento pessoal. Por exemplo, um MOOC sobre análise de dados pode ensinar os seus participantes a utilizar ferramentas como Python e R, enquanto um curso de escrita criativa pode ajudar os aspirantes a autores a melhorar as suas competências através de avaliações e feedback dos pares.
Não é necessário esclarecer muitas coisas antes de um aluno aderir a um MOOC, a não ser os objectivos que ele/ela quer atingir pessoalmente, o grau de compromisso a assumir e a credibilidade do curso. É importante estudar o programa do curso, as qualificações do instrutor e as opiniões dos alunos. Além disso, os formandos devem analisar as suas capacidades de gestão do tempo para decidir sobre as tarefas e conversas no curso; em muitos cursos em linha, espera-se que outros formandos e o professor se envolvam para que o curso seja satisfatório para o formando.