Conceção modular do currículo
A conceção modular do currículo é um sistema educativo que permite aos alunos aprender através de módulos ou unidades separadas e auto-suficientes. Este método permite apresentar o conteúdo de uma forma mais flexível, permitindo aos professores personalizar a experiência de aprendizagem de acordo com as necessidades dos seus alunos e, ao mesmo tempo, utilizar diferentes disciplinas sem qualquer problema.
Algumas das principais vantagens da Conceção Curricular Modular são o elevado grau de flexibilidade, os percursos de aprendizagem personalizados e o maior envolvimento dos alunos. Ao desagregar o currículo em módulos, os professores têm mais facilidade em adaptar as aulas aos vários estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos. Por exemplo, os alunos que estão a ter dificuldades com um determinado tópico podem percorrer o módulo correspondente de forma independente, sem afetar o curso global.
Juntamente com a identificação das competências fundamentais e dos resultados dos alunos, a preparação de módulos que visam objectivos definidos conduzirá os educadores ao caminho de um Currículo Modular. É necessário salientar que devem ser feitos todos os esforços para alcançar a autossuficiência de um módulo através do estabelecimento de objectivos, avaliações e recursos transparentes. Por exemplo, um currículo de ciências poderia incorporar módulos de biologia, química e física, permitindo aos alunos a autonomia para selecionar a sequência das matérias a aprender.
Assegurar a coerência entre os módulos da Conceção Curricular Modular e manter a motivação dos alunos intacta é uma obrigação. Os sistemas modulares de estudo podem conduzir a uma aprendizagem fragmentada se os módulos não estiverem devidamente integrados. Contra isto, os formadores devem formular uma disposição transitiva óbvia dos módulos e entregar não só o teste de conformidade do módulo, que mede a compreensão global dos alunos, mas também as avaliações de coesão.
A Conceção Curricular Modular é, sem dúvida, utilizada em contextos de aprendizagem em linha. A maioria das plataformas em linha suporta a transição de um módulo para outro, dando assim aos formandos a oportunidade de sobreviverem ao processo de aprendizagem ao seu próprio ritmo. Uma ilustração simples seria um curso de línguas em linha que pode oferecer vocabulário, gramática e competências de conversação como módulos separados, permitindo que os formandos se concentrem em domínios específicos em que necessitam de mais prática, ao mesmo tempo que concluem o curso na sua globalidade.