Raciocínio baseado em modelos
O raciocínio perspicaz baseado em modelos é um modelo psico-cognitivo que utiliza modelos mentais para explicar, prever e compreender o comportamento de um fenómeno. É uma ferramenta necessária para resolver problemas e tomar decisões numa multiplicidade de domínios, permitindo aos indivíduos modelar situações e considerar resultados de uma forma eficaz.
Os componentes fundamentais do raciocínio baseado em modelos incluem modelos mentais, processos de raciocínio e modificação destes modelos para efetuar inferências. Os modelos mentais são perspectivas sob a forma de representação interna da realidade que permitem a uma pessoa descodificar a informação, enquanto os processos de raciocínio são procedimentos que aplicam cláusulas lógicas a esses modelos, chegando assim a conclusões. Tomemos, por exemplo, um modelo de sistemas ecológicos que um cientista pode utilizar para prever o impacto de uma nova espécie no ambiente.
O raciocínio baseado em modelos é um tipo de raciocínio muito diferente dos métodos de raciocínio tradicionais porque se baseia na utilização de representações dinâmicas (modelos) em vez de regras ou factos estáticos. Por outro lado, o MBR pode ver os sistemas no contexto de diferentes opções, e. Podem relacionar-se com o caso. As abordagens tradicionais podem basear-se no raciocínio dedutivo de princípios estabelecidos, enquanto a MBR permite o desenvolvimento de um raciocínio exploratório possibilitado pela manipulação de modelos que podem ser ajustados e simulados em vários cenários. Por exemplo, na engenharia, a MBR permite que os projectistas implementem o desempenho do produto através da simulação de diferentes condições antes do funcionamento real do equipamento.
O raciocínio baseado em modelos é uma tecnologia centrada no ser humano que executa tarefas de forma autónoma. Os locais onde tem utilização prática são a IA, a engenharia e os cuidados de saúde. Na IA, o MBR é utilizado para desenvolver sistemas capazes de aprender e adaptar-se criando e modificando os modelos do seu ambiente. Os cuidados de saúde podem ser um domínio em que os médicos podem utilizar a MBR para visualizar os sintomas dos doentes e os potenciais resultados do tratamento, melhorando assim o diagnóstico e as estratégias de cuidados.
A insistência no raciocínio baseado em modelos inclui a dificuldade de conceber um modelo mental preciso, a carga cognitiva necessária para manipular estes modelos e os possíveis enviesamentos na construção de modelos. Além disso, o facto de os modelos serem actualizados com novas informações e permanecerem relevantes pode ser problemático. Por exemplo, na ciência do clima, a modelação correta dos sistemas climáticos exige inevitavelmente grandes quantidades de dados e ajustamentos contínuos para incorporar novos resultados da investigação.