Reflexão consciente
O processo psicológico de reflexão consciente, que se refere à concentração de uma atenção especial nos pensamentos, sentimentos e existência para obter uma visão e compreensão, envolve uma prática intencional. A ação acima referida é especialmente importante, pois serve como meio de levar as pessoas a desenvolverem a autoconsciência, uma melhor regulação emocional e, em última análise, a melhorarem o desenvolvimento pessoal.
A reflexão consciente apresenta uma miríade de vantagens, como o aumento da auto-consciência, o domínio da regulação emocional e a prática de competências de tomada de decisões, etc. Numa situação, os indivíduos podem não só comparar os seus diferentes acontecimentos diários, mas também encontrar a mensagem do seu comportamento e emoções, podendo assim gerir as suas relações de forma mais saudável e rápida.
A forma mais eficaz de praticar a reflexão consciente é reservar algum tempo da sua agenda diária para uma contemplação tranquila e libertar-se de quaisquer distracções. Comece por direcionar os seus pensamentos para um acontecimento ou emoção específicos. Pode pensar em ideias sobre esse tópico sem qualquer tipo de julgamento. O processo pode ser desenvolvido através da utilização de técnicas como a escrita de um diário ou a meditação guiada: estas ferramentas podem facilitar a expressão das reflexões dos indivíduos sobre o assunto e a obtenção de uma perspetiva diferente das suas próprias experiências.
A reflexão consciente promove o crescimento individual, motivando as pessoas a encarar e avaliar os seus sentimentos e comportamentos. Por exemplo, a recordação de um momento difícil pode expor os pensamentos ou medos fundamentais que impedem o progresso. Esse conhecimento permite que o indivíduo estabeleça objectivos práticos e decida com as escolhas certas que se coadunam com os seus valores, aumentando, em última análise, o sentimento de realização e propósito.
Sim, a incorporação da reflexão sobre a atenção plena na vida quotidiana pode ser conseguida muito facilmente através de práticas simples, como respirar fundo em momentos de stress ou tirar alguns minutos para refletir sobre a experiência no final do dia. Por exemplo, uma pessoa pode criar o hábito de escrever durante cinco minutos todas as noites sobre as coisas que correram bem e as que podem ser melhoradas, criando assim uma rotina que desenvolve a autorreflexão e a atenção plena.