Modelo de escola média
O Modelo da Escola Secundária é uma estrutura educativa adaptada especificamente para alunos com idades compreendidas entre os 11 e os 14 anos, e diz respeito principalmente às suas necessidades únicas de desenvolvimento. Baseia-se numa abordagem baseada em equipas, num ensino diferenciado e num ambiente de apoio para dar origem a progressos educativos e sociais num período tão delicado do seu crescimento.
O modelo do ensino básico tem várias caraterísticas notáveis, tais como as equipas de professores que trabalham como uma unidade e a colaboração dos professores para proporcionar uma experiência de aprendizagem coesa; horários flexíveis que se adaptam a diferentes estilos de aprendizagem; e aprendizagem colaborativa que não só educa os alunos, mas também permite que os professores criem laços pessoais com os seus alunos. Por exemplo, um professor de matemática, ciências e artes da linguagem forma uma equipa para implementar o projeto que liga as disciplinas ao mundo real.
O modelo do ensino secundário dá ênfase à aprendizagem social e emocional (SEL), que é uma resposta ao facto de os alunos do ensino secundário passarem por diferentes tipos de mudanças emocionais e sociais. Muitas escolas implementam programas de aconselhamento, tutoria de pares e workshops de resolução de conflitos como formas principais de ajudar os alunos a desenvolverem resiliência e competências interpessoais. Por exemplo, um grupo de conselheiros pode reunir-se semanalmente para falar sobre os seus desafios e, ao mesmo tempo, desenvolver uma comunidade entre os alunos.
O currículo do Modelo da Escola Secundária pretende ser interessante e bastante relevante, apresentando frequentemente métodos de aprendizagem baseados em projectos e aplicações do mundo real. É esta estratégia que cultiva capacidades como o pensamento crítico e a resolução de problemas. Para ilustrar, os alunos podem participar numa experiência científica relacionada com a ecologia local e questões ambientais, processando vários assuntos afectados da área e pondo os seus conhecimentos em prática na comunidade.
O modelo da escola média pode ser apoiado pelos pais através do seu envolvimento afirmativo na educação dos filhos, mantendo-os em contacto com os professores e motivando-os a participar nas actividades escolares. Além disso, podem fazê-lo estabelecendo um ambiente doméstico que facilite a aprendizagem, como, por exemplo, definir um horário específico para fazer os trabalhos de casa ou falar sobre a escola, etc., o que ajuda o modelo a ser colaborativo e baseado na comunidade.