Estratégias de memória
As técnicas de memória são formas de aumentar a atividade de processamento de informação de uma pessoa, utilizando o cérebro e desenvolvendo as capacidades de memorização, respetivamente. Rapidamente se tornaram a melhor esperança de sucesso em praticamente todas as áreas de aplicação da vida académica e quotidiana.
São os alunos que podem tirar partido de várias técnicas de memorização, como a mnemónica, a visualização e a repetição espaçada. Estas abordagens são as estratégias de aprendizagem mais eficazes. Por exemplo, ao basear-se em acrónimos como "HOMES", que ajuda os alunos a lembrarem-se dos Grandes Lagos (Huron, Ontário, Michigan, Erie, Superior), podem recordá-los mais rapidamente. A visualização é um método que ajuda a criar imagens mentais da informação, enquanto a repetição espaçada é a técnica de rever o material em determinados intervalos para aumentar a retenção da memória.
O método de loci, ou a técnica do palácio da memória, é uma técnica de memória que é utilizada para associar a informação a locais específicos num ambiente familiar. Para aplicar este método, é suposto a pessoa agir como se estivesse a caminhar por um ambiente conhecido e colocar coisas ou ideias em locais diferentes. Por exemplo, se quiser memorizar uma lista de compras, deve pensar em colocar cada item em diferentes áreas da sua casa e, depois, seria como se estivesse a andar pela sua casa para se lembrar de cada item.
A fragmentação é uma estratégia de memória que envolve o agrupamento de informações em unidades mais pequenas e manejáveis ou "pedaços" para melhorar a recordação. Por exemplo, lembrar-se de um número longo como 123456789 pode ser difícil, mas dividi-lo em 123-456-789 torna-o mais fácil de lembrar. Esta técnica aproveita a capacidade do cérebro para guardar informação, organizando-a em padrões com significado.
É certo que as estratégias de memória podem ser implementadas com sucesso na vida quotidiana para melhorar a recordação e a organização. Por exemplo, a utilização de ferramentas tecnológicas como listas de afazeres, lembretes em smartphones ou imagens como técnica de memorização para recordar compromissos pode aumentar ostensivamente os níveis de produtividade. Por exemplo, no caso do aniversário de um amigo que precisa de ser lembrado, uma pessoa pode imaginar um bolo de aniversário relacionado com essa data específica, o que facilitará o reconhecimento dessa data quando chegar a altura.