Instrumentos de medição na educação
Os instrumentos de medição da educação são diferentes ferramentas e métodos utilizados para medir o progresso académico, o desempenho e os resultados educativos dos alunos. Estas ferramentas constituem o núcleo da capacidade dos educadores para acompanhar os progressos dos alunos, informar o ensino e a aprendizagem e tomar decisões informadas sobre as melhores práticas de ensino.
Os tipos padrão de dispositivos de medição educativa são as avaliações formativas, as avaliações sumativas, os testes padronizados, as rubricas e as listas de verificação de observação. Por exemplo, as avaliações formativas, tais como pequenos questionários e bilhetes de saída, não só servem para avaliar a aprendizagem, como também fornecem feedback contínuo aos professores e aos alunos sobre o seu desempenho, enquanto os testes normalizados mostram o desempenho dos alunos em comparação com uma norma nacional.
As ferramentas de medição são um dos elementos significativos para a influência da aprendizagem dos alunos. São importantes porque fornecem dados que ajudam os educadores a ajustar a sua instrução às necessidades de cada aluno. Por exemplo, as avaliações diagnósticas podem indicar as áreas em que um aluno tem dificuldades, o que permite intervenções específicas que, por sua vez, promovem o sucesso do aluno e, consequentemente, apoiam o crescimento académico.
Os dispositivos de avaliação formativa são utilizados continuamente no processo de aprendizagem para acompanhar o progresso do aluno e apresentar feedback, por exemplo, questionários e debates na aula. Por outro lado, os dispositivos de avaliação sumativa avaliam o desempenho do aluno depois de terminado o período de instrução, como os exames finais e os testes padronizados, com o objetivo de fazer um julgamento sobre a realização global e o domínio do conteúdo.
A integração de vários instrumentos de medição é essencial, uma vez que proporciona uma perspetiva mais ampla da aprendizagem e do desempenho dos alunos. Diferentes ferramentas podem testar diferentes competências e tópicos que são utilizados para diferentes tipos de aprendizagem. Por exemplo, a utilização de avaliações baseadas em projectos e de testes pode dar aos professores pistas sobre as duas áreas do pensamento crítico e da memória de conhecimentos.