Literacia matemática
A literacia estatística refere-se à competência para compreender, explicar e utilizar noções e qualificações matemáticas na vida quotidiana. Por exemplo, seria difícil para as pessoas interpretarem informações sobre a inflação, o crescimento ou as taxas de desemprego se não conhecessem o conceito de percentagem ou de rácio. Preencher um formulário que pede para calcular a média das notas dos alunos, ou desenhar gráficos que representem as disciplinas preferidas por alunos de diferentes faixas etárias, é ser analfabeto estatístico.
As partes principais da literacia matemática são o sentido do número, as operações, a medição, a interpretação de dados e a capacidade de resolução de problemas. O sentido de número aborda o facto de se ter uma noção dos algarismos e das ligações que eles formam e a interpretação de dados estimula o indivíduo a utilizar gráficos e estatísticas descritivas para dizer o que aprendeu com um inquérito.
A literacia matemática tem um forte efeito na alimentação da vida quotidiana com a capacidade de tomar decisões corretas com base financeira, controlar eficazmente os orçamentos familiares e avaliar o risco em diferentes situações. Por exemplo, é preciso saber que o desconto é o resultado de uma percentagem para obter um melhor negócio em alguns artigos, enquanto as estatísticas básicas podem ajudar a classificar os artigos da revista sobre a flutuação da economia.
As competências básicas de matemática de nível superior e de pensamento crítico assentam na literacia matemática, o que a torna um aspeto indispensável da educação. A aprendizagem da linguagem matemática permitirá que os alunos que tenham desenvolvido uma boa literacia matemática progridam em disciplinas complexas do domínio das ciências e da tecnologia, que, devido ao mundo baseado em dados, estão a tornar-se cada vez mais relevantes. Por exemplo, um aluno que seja capaz de utilizar eficazmente a literacia matemática pode contribuir para projectos que apliquem a análise estatística ou a modelização matemática.
Uma das melhores formas de melhorar as competências de literacia matemática é participar em actividades que exijam o uso da matemática, como fazer orçamentos, cozinhar (medir ingredientes) ou jogos matemáticos. Além disso, a utilização de cursos na Internet, de professores de matemática e de workshops comunitários, como são alguns dos materiais educativos, pode dar instruções específicas e exercícios práticos aos alunos, ajudando-os assim a melhorar a sua compreensão e aplicação da matemática.