Aprendizagem de mestria
A Aprendizagem de Domínio é um método de ensino que salienta a necessidade de os alunos aprenderem e compreenderem conceitos mais avançados com um elevado nível de domínio. Esta técnica é constituída pelo facto de os alunos serem capazes de aprender o material completamente através do processo de repetição e avaliação e, consequentemente, a aprendizagem é profunda e completa, o que é importante para a retenção a longo prazo e a aplicação dos conhecimentos.
A Aprendizagem de Domínio gira em torno de princípios fundamentais, tais como objectivos de aprendizagem claramente definidos, aprendizagem ao ritmo próprio e múltiplas oportunidades de avaliação. Geralmente, os alunos têm de demonstrar domínio do tópico, que é normalmente avaliado através da obtenção de uma determinada percentagem de acerto nas avaliações, antes de passarem ao tópico seguinte. Por exemplo, um aluno numa aula de matemática pode ter de obter 90% de aproveitamento num exame da unidade antes de avançar para a unidade seguinte.
Ao contrário dos métodos de ensino clássicos, que geralmente promovem os alunos de acordo com o tempo que passam na sala de aula, a Aprendizagem de Maestria centra-se no progresso individual e na compreensão do aluno. Por outro lado, na sala de aula tradicional, os alunos, por exemplo, podem continuar para a lição seguinte mesmo que não tenham obtido uma compreensão completa da matéria, ao passo que a Aprendizagem de Maestria se certifica de que todos os alunos construíram uma base sólida antes de continuarem com novos conteúdos. Devido a este facto, são deixadas menos lacunas no conhecimento e o nível de aprendizagem global melhora.
A implementação eficaz da Aprendizagem de Maestria passa principalmente pela utilização de avaliações formativas para verificar a compreensão, feedback personalizado, bem como pela composição de um ambiente de aprendizagem amigável. Os professores podem utilizar ferramentas de avaliação, tais como questionários e testes práticos, para identificar as áreas específicas em que os seus alunos têm dificuldades e, em seguida, oferecer intervenções atempadas. Para dar um exemplo, num cenário em que um aluno tem dificuldade em fracionar problemas, o professor pode sugerir estratégias que o aluno pode fazer, tais como procurar referências e ter tutoria pessoal antes de o aluno poder continuar a aprender sobre tópicos mais complexos.
As vantagens de os alunos aprenderem através da Aprendizagem de Domínio são uma melhoria significativa do desempenho académico, mais motivação e um maior sentido de auto-eficácia. Quando os alunos compreendem completamente um tópico antes de prosseguir, estão mais seguros das suas capacidades e, por conseguinte, mais propensos a experimentar materiais complexos. Além disso, esta estratégia também pode ajudar a diminuir a ansiedade relacionada com os testes, uma vez que os alunos estão bem preparados e familiarizados com os tópicos que são avaliados.