Sistemas de classificação
Um sistema de classificação é uma forma organizada de avaliar e estimar o desempenho dos alunos em trabalhos, testes ou exames. Especifica as normas de classificação que devem ser seguidas, permitindo uma avaliação clara, coerente e justa do trabalho apresentado.
Para ser prático, um sistema de classificação deve estabelecer explicitamente os critérios de classificação, especificar um sistema de atribuição de pontos, bem como diretrizes descritivas de feedback. Por exemplo, poderia indicar a ponderação das diferentes partes de um teste (por exemplo, 40% para os testes de escolha múltipla, 60% para o ensaio) e oferecer descritores de desempenho para as diferentes classificações (por exemplo, excelente, satisfatório, precisa de ser melhorado).
Os esquemas de avaliação são ferramentas úteis para que os alunos se tornem melhores aprendizes; apresentam exigências explícitas e dão feedback sobre o desempenho. O conhecimento dos critérios de avaliação ajuda os alunos a trabalhar eficazmente os seus pontos fracos. Por exemplo, se o sistema de avaliação de um ensaio realçar a necessidade de uma análise crítica, é mais provável que os alunos se concentrem em melhorar esta competência na sua redação.
Um sistema de classificação é uma medida essencial para uma distribuição justa das notas, na medida em que torna os avaliadores uniformes em diferentes tarefas. Este facto reduz significativamente o julgamento tendencioso e permite até uma utilização repetida e adequada dos critérios de classificação. Por exemplo, se vários professores aplicarem o mesmo sistema de classificação para um projeto de equipa, os alunos podem obter uma avaliação igual, independentemente do professor que classifica as suas tarefas.
Um sistema de avaliação excelente e adaptável é um sistema que foi elaborado com o contributo de pessoas de diferentes áreas, como os alunos e outros membros do pessoal, e revisto e atualizado regularmente com base no feedback. Além disso, a abordagem centrada no aluno pode ser aplicada nesta técnica, permitindo que o aluno escolha um ponto extra para métodos de avaliação alternativos ou tome uma decisão sobre uma tarefa de resolução de problemas de forma diferente dos outros alunos. Por exemplo, um sistema pode permitir que os alunos ganhem pontos extra por apresentarem soluções únicas numa tarefa de resolução de problemas.