Espaços de fabrico
Os Makerspaces são espaços de trabalho conjunto, formados pela oferta de máquinas, engenhocas e recursos para as pessoas criarem, inventarem e aprenderem. Estão envolvidos na aprendizagem prática baseada em produtos, na criatividade e na entrada no espaço, sendo considerados cruciais para estes sectores modernos, como a educação, o empreendedorismo e o envolvimento da comunidade.
Os Makerspaces dispõem, na sua maioria, de uma série de máquinas e dispositivos que incluem impressoras 3D, cortadores a laser, ferramentas para trabalhar madeira, kits de eletrónica e máquinas de costura, entre outros. Por exemplo, um makerspace pode fornecer uma impressora 3D para fazer protótipos de vários projectos, ou um cortador a laser para desenhar padrões complexos em materiais como a madeira ou o acrílico. A disponibilização destas ferramentas permite-lhes fazer experiências práticas e aprender a utilizá-las eficazmente.
Os Makerspaces são vantajosos para diversos indivíduos, como estudantes, amadores, empresários e profissionais. A título de exemplo, os estudantes têm a oportunidade de trabalhar em projectos práticos para aprofundar os seus conhecimentos, enquanto os empresários podem criar protótipos dos seus produtos com a ajuda do espaço. Além disso, os membros da comunidade podem juntar-se para projectos criativos, promovendo assim a inovação e a interação interpessoal.
Acolhendo o público num ambiente de colaboração, aprendizagem e desenvolvimento de competências, os makerspaces participam ativamente no desenvolvimento da comunidade. São eles que, na sua maioria, organizam workshops, eventos e programas que não só envolvem os membros da comunidade, como também criam novas empresas e promovem a educação científica e tecnológica. A título de exemplo, um makerspace pode, por exemplo, dar aulas de programação a estudantes locais do ensino secundário, dotando-os assim de conhecimentos e competências que lhes abrirão caminho para um emprego no sector das tecnologias da informação.
O principal contraste entre o makerspace e a oficina tradicional é o espírito colaborativo e centrado na comunidade dos makerspaces. Embora, à primeira vista, as oficinas tradicionais se dediquem mais a projectos individuais e à aprendizagem de competências, que são as principais caraterísticas dos espaços makers, promovem antes a colaboração, a partilha de conhecimentos e a experimentação entre os utilizadores. A comunidade assim criada é um lugar para criar mentes diversas e, assim, inovar, uma vez que pessoas de diferentes origens se juntam e trabalham em projectos e propõem ideias.