Estratégias para aprender a aprender
As múltiplas estratégias de aprender a aprender são as técnicas e os métodos que se concentram em melhorar a capacidade de uma pessoa adquirir, reter e aplicar eficazmente os conhecimentos. Estas estratégias são fundamentais para desenvolver um processo de raciocínio, aumentar a capacidade de resolução de problemas e criar o hábito de aprendizagem ao longo da vida, sendo, portanto, essenciais em todos os contextos académicos e profissionais.
As estratégias de aprendizagem eficazes, para além de conselhos como os da repetição espaçada, que é a prática de espaçar os intervalos de acesso ao material deste tópico em particular para trabalhar e depois revê-lo para estimular a memória, e os dispositivos mnemónicos que apoiam a recordação de dados sobre tópicos, seriam úteis. Além disso, em vez de ser o único professor, mas sim aprender com os colegas, a técnica de resumir a informação nas suas próprias palavras é também o melhor método para desenvolver a compreensão e a memória para uma aprendizagem ativa.
A melhor forma de identificar o seu estilo de aprendizagem preferido é tentar pensar na forma como absorve a informação mais eficazmente. Por exemplo, existem estilos de aprendizagem visuais (aprendizagem através de ilustrações), auditivos (aprendizagem através da audição) e cinestésicos (aprendizagem através de experiências) que são predominantes. Além disso, também pode participar em questionários na Internet destinados a avaliar as suas preferências de aprendizagem ou simplesmente testar diferentes estilos de aprendizagem para descobrir os que funcionam melhor para si.
A definição de objectivos é uma parte integrante das estratégias de aprender a aprender, uma vez que oferece um caminho definido e encorajamento aos alunos. Com a ajuda de objectivos específicos, geríveis, realistas e com prazos definidos, as pessoas podem monitorizar a sua progressão, manter a concentração e alterar as suas técnicas de aprendizagem sempre que necessário. Por exemplo, um aluno pode ter como objetivo adquirir um conceito matemático específico até ao final do mês, dedicando tempo à prática concentrada e à revisão.
A tecnologia digital é um recurso influente que ajuda a acelerar as estratégias de aprender a aprender através de diferentes aplicações de software que apoiam principalmente a organização, a prática e o envolvimento. Por exemplo, aplicações como o Quizlet para flashcards, plataformas como a Khan Academy para lições em vídeo e ferramentas de gestão de projectos como o Trello para acompanhar os objectivos de aprendizagem são algumas das tecnologias que apoiam os hábitos de estudo eficazes. Além disso, os fóruns em linha e as ferramentas de colaboração incentivam a aprendizagem em comunidade e o apoio dos pares.