Sistemas de gestão da aprendizagem (LMS)
Um Sistema de Gestão da Aprendizagem (LMS) é uma aplicação de software que simplifica a administração, a documentação, o acompanhamento, a elaboração de relatórios e a disponibilização de cursos educativos e programas de formação. É uma ferramenta indispensável para as organizações que pretendem gerir as suas iniciativas de aprendizagem e desenvolvimento de forma eficiente, permitindo que professores e alunos interajam com os materiais de forma estruturada.
Um Sistema de Gestão da Aprendizagem completo oferece normalmente as seguintes funcionalidades: ferramentas de criação de cursos, acompanhamento do progresso, funções de avaliação e classificação, e capacidades de comunicação como fóruns e mensagens. Por exemplo, as plataformas Moodle e Canvas fornecem aos educadores os meios para conceber cursos personalizados, supervisionar o envolvimento dos alunos e dar feedback no local sobre as avaliações.
As plataformas LMS ajudam o processo de aprendizagem a ser mais fácil e eficiente, uma vez que funcionam como um local único para todos os materiais educativos e avaliações, o que, por sua vez, melhora a acessibilidade e a eficiência. É provável que as organizações beneficiem de uma diminuição dos custos de formação, de um melhor controlo da conformidade e da possibilidade de aumentar rapidamente os programas de formação. Por exemplo, as empresas podem tirar partido do LMS ao integrar com sucesso novos funcionários com a ajuda dos módulos de formação organizados que podem ser acedidos em qualquer altura e em qualquer lugar.
Os LMS podem suportar diferentes tipos de conteúdos, como aulas em vídeo, questionários, programas estatísticos baseados em animação e recursos descarregáveis. Esta caraterística dá aos educadores a possibilidade de enfrentar situações de aprendizagem com maior criatividade e envolvimento. Para ilustrar, o Adobe Captivate, que é uma plataforma que os indivíduos podem utilizar gratuitamente para criar conteúdos interactivos de aprendizagem eletrónica que podem ser adicionados a um LMS, melhora consideravelmente todo o processo de aprendizagem.
Alguns dos sistemas de gestão da aprendizagem mais utilizados e que estão a ganhar popularidade no mercado são o Moodle, o Canvas, o Blackboard e o TalentLMS. São as únicas outras plataformas que podem oferecer algo que se adapta às diferentes necessidades educativas; por exemplo, o Moodle é o único que oferece flexibilidade de código aberto, e o Blackboard é escolhido principalmente no ensino superior devido às suas poderosas funções de análise e elaboração de relatórios.