Registos de aprendizagem (Reflexão)
Os registos de aprendizagem ou diários de aprendizagem são utilizados principalmente pelos estudantes para refletir sobre o seu pensamento, as experiências por que passaram e as lições adquiridas através de diferentes actividades de aprendizagem. A principal razão pela qual estes registos são importantes é que ajudam na autorreflexão, estimulam o pensamento crítico e encorajam a aprendizagem sinergética que é necessária para compreender profundamente um conceito.
Um diário de aprendizagem foi concebido principalmente para promover a autorreflexão dos alunos sobre a sua aprendizagem, que é o principal elemento que os ajuda a reconhecer as coisas que compreendem, as que consideram difíceis e os meios para melhorar as suas competências. Por exemplo, no final de um projeto, um aluno pode escrever um registo de aprendizagem para explicar o que conseguiu fazer e o que deve fazer no futuro, reforçando assim o seu percurso de aprendizagem.
Para ter um registo de aprendizagem bem sucedido, é necessário disciplinar-se para continuar a escrever regularmente, o que garantirá a consistência. Um registo bem elaborado pode incluir diferentes pontos de vista sobre o que se aprendeu, questões intrigantes e ideias pessoais. Um exemplo clássico é o seguimento de um debate na sala de aula, em que um aluno pode destacar a transformação da sua opinião sobre um assunto, mencionando argumentos específicos que causaram a mudança de opinião.
Os registos de aprendizagem oferecem muitas vantagens, tais como uma auto-consciência mais desenvolvida, uma melhor retenção da informação e ainda mais competências de pensamento crítico. Os alunos podem relacionar as ideias que acabaram de aprender com as suas experiências anteriores, reflectindo frequentemente sobre o que aprenderam. Por exemplo, um aluno que esteja a considerar uma experiência científica pode relacionar as ideias hipotéticas com utilizações reais, o que o ajuda a solidificar a sua compreensão.
Sem dúvida! Os registos de aprendizagem são benéficos para o desenvolvimento profissional, uma vez que motivam e facilitam a compreensão do crescimento pessoal, especificam o que vão fazer a seguir e reflectem sobre o seu processo de aprendizagem. Um exemplo é o de um professor que utiliza um registo de aprendizagem para catalogar as informações obtidas durante os seminários, relatar as técnicas que tenciona aplicar nas aulas e avaliar o seu sucesso após um determinado período de tempo.