Abordagem da experiência linguística
A Abordagem da Experiência Linguística (LEA) refere-se a um método de ensino centrado na utilização da experiência e da linguagem para promover as competências de literacia. A LEA cria um ambiente de expressão para os alunos, contando os seus pensamentos e histórias e, dessa forma, incentiva a compreensão e a aquisição de competências de escrita e de leitura em situações da vida real.
O princípio fundamental da Abordagem da Experiência Linguística é que a língua e a vida pessoal e a língua dos aprendentes são utilizadas como materiais básicos de aprendizagem. Desta forma, o ensino é participativo; os alunos envolvem-se plenamente no processo de aprendizagem e existe uma ligação entre as formas de discurso e os textos escritos. Por exemplo, um professor pode pedir aos alunos que criem uma narração das suas histórias de fim de semana, para que seja gravada, dactilografada e utilizada mais tarde como material de leitura. Isto ajuda as crianças a visualizarem que existe uma relação imediata entre o seu discurso e a forma como um texto é escrito.
A Abordagem da Experiência Linguística abrange diversos alunos, reconhecendo as suas origens e acontecimentos de vida distintos, tornando assim o processo de aprendizagem relevante e acessível para eles. Por exemplo, os alunos de várias origens culturais ou linguísticas podem contar as suas próprias histórias, o que não só dá vida à sala de aula, mas também cria uma oportunidade de ensino diferenciado com base nos níveis de proficiência e estilos de aprendizagem dos alunos.
Um exemplo de uma atividade de sala de aula da Abordagem das Experiências Linguísticas é uma sessão de narração de histórias em cooperação, em que os alunos falam inicialmente sobre um tema, como um feriado favorito. O professor escreve a sua história conjunta, que é depois utilizada para fazer um livro de turma. Isto não só proporciona aos alunos uma combinação de escrita e leitura, como também lhes permite observar os seus contributos de uma forma prática.
A abordagem da experiência linguística no ensino da literacia tem muitas vantagens, tais como o aumento da motivação dos alunos, a melhoria das competências linguísticas e o desenvolvimento do pensamento crítico. Uma vez que a ênfase é colocada nas experiências individuais, os alunos estão geralmente muito interessados e dispostos a participar, o que resulta na aquisição das estruturas linguísticas reais e do processo de escrita, experimentando a utilização na vida real das suas competências de literacia. Podem facilmente relacionar-se com o tema.