Apoio às dificuldades de aprendizagem baseadas na língua (LBLD)
A Dificuldade de Aprendizagem com base na Linguagem (DABL) é uma anomalia do crescimento do cérebro que afecta o sistema de processamento da linguagem de uma pessoa, o que pode, por sua vez, dificultar as suas capacidades de leitura, escrita e comunicação. O principal fator para o triunfo académico e a melhoria da qualidade de vida destes indivíduos é a compreensão e o apoio que recebem das pessoas que os rodeiam, o que, por sua vez, promove o seu sucesso académico e uma melhor qualidade de vida em geral.
Um dos sintomas típicos do LBLD é a dificuldade em compreender o que está a ser lido, problemas com a ortografia e a escrita, e em seguir instruções verbais. Por exemplo, uma criança com LBLD pode ler um parágrafo mas não o consegue resumir corretamente, ou pode frequentemente pronunciar mal as palavras, apesar de ter um bom vocabulário.
Os pais podem ajudar uma criança com DCL, organizando um ambiente sistemático que favoreça o processo de aquisição da linguagem. Podem incluir actividades como a leitura conjunta diária, a utilização de recursos visuais para reforçar conceitos e o incentivo à comunicação verbal através de debates sobre as actividades diárias. Por exemplo, discutir a história depois da leitura pode promover a capacidade de compreensão.
Para os alunos com LBLD, uma intervenção educativa eficaz inclui tutoria especializada, utilizando métodos de ensino multissensoriais, e planos educativos individualizados (IEPs) elaborados de acordo com as suas necessidades específicas. Os programas que se centram na consciência fonémica, na construção de vocabulário e nas estratégias de compreensão podem fazer avançar enormemente os seus resultados de aprendizagem.
As dificuldades de aprendizagem com défice de linguagem afectam particularmente as capacidades de processamento da linguagem, enquanto outras dificuldades de aprendizagem, como a discalculia e a hipercalculia, afectam essas capacidades e as capacidades de escrita, respetivamente. Embora as pessoas com DCL possam ter dificuldade em ler e exprimir palavras faladas, podem ser boas noutras coisas. Isto mostra que o apoio que recebem deve ser direcionado de uma forma específica. Não pode ser do género "tamanho único".